Judô Rio fatura dois ouros e duas pratas na Gymnasíade 2018

As irmãs Thayane e Thainá Lemos foram campeãs e Yuri Santos e Bruno Ramos ficaram em segundo. Ainda há mais uma chance de pódio com Ana Belém dos Santos

O Judô Rio fez bonito nos dois primeiros dias da competição de judô da Gymnasíade 2018 que está sendo disputada em Marraquexe, no Marrocos. Nesta sexta, Yuri Santos (50kg/Santa Mônica Centro Educacional) conquistou a prata ao ser derrotado na decisão pelo francês Driss Masson-Jbilou. No sábado, foi a vez das irmãs Thainá Lemos (52kg/ Colégio Estadual Dom Walmor) e Thayane Lemos (57kg/ Colégio Estadual Dom Walmor) conquistarem o ouro e de Bruno Ramos (73kg/Santa Mônica Centro Educacional) ser vice-campeão (derrota para o ucraniano Artem Bubyr) na maior competição estudantil do mundo. Ana Belém dos Santos (+70kg/Santa Mônica Centro Educacional) fecha a participação do Judô Rio na competição neste domingo. Além dos atletas, o Judô Rio está representado pelo técnico Marcelo “Moskão” Gomes, também do Santa Mônica Centro Educacional.

O torneio de judô da Gymnasíade conta com atletas da Albânia, China, Emirados Árabes, França, Hungria, Marrocos, Romênia, Rússia e Ucrânia. De acordo com a programação oficial, no último dia, este domingo no Brasil, é a vez das categorias 63kg, 70kg e +70kg no feminino e 81kg, 90kg e +90kg no masculino. Todas as lutas serão realizadas no Salão Coberto ZERKTOUNI.

A 17ª edição da Gymnasiade tem mais de três mil atletas de 58 países que vão disputar 16 modalidades, entre elas esportes tradicionais como atletismo, natação, tênis, ginástica e esgrima e outras como surfe e karatê que acabaram de virar modalidades olímpicas e o xadrez, muito comum nos eventos escolares.

Na última edição realizada em Trabzon, na Turquia, no ano passado, os brasileiros foram destaque não só na classificação geral, mas também como a maior delegação participante do evento. Em 2016, o Brasil subiu ao mais alto patamar do mundo conquistando o 1º lugar geral em medalhas no evento.

A primeira vez que a Gymnasiade aconteceu foi em 1974 na cidade de Wiesbaden na Alemanha. De lá para cá foram 16 edições do evento, que em 2013 foi realizado no Brasil. O evento é organizado pela Federação Internacional do Esporte Escolar (ISF, na sigla em inglês).

Deixe uma resposta