Time Judô Rio realiza Curso de Arbitragem e Treinamento Estadual com mais de 400 judocas

Atividades no Jequiá e no CEFAN movimentaram o final de semana. Próximo evento é o IV Módulo Técnico


O final de semana do Time Judô Rio foi movimentado. E foi marcado, principalmente, pelo investimento da FJERJ em qualificação. No último domingo, 21, visando a evolução e preparação dos atletas das classes Sub-13, Sub-15, Sub-18, Sub-21, Sênior e Veteranos para disputa de futuras competições, a Federação realizou o Treinamento Estadual, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), reunindo dezenas de judocas e as comissões técnicas estaduais. Já o Curso de Formação de Árbitros, ministrado pelos professores Jeferson Vieira, Vice-Presidente da FJERJ e FIJ A, e Gilmar Dias, Coordenador de arbitragem da FJERJ e FIJ A, reuniu 64 pessoas no Jequiá Iate Clube no último sábado, 20.

“Foi uma grata surpresa ver que praticamente metade da turma quer, realmente, atuar na arbitragem. Isso vai ser muito bom para o Rio de Janeiro porque vamos aumentar muito o nosso quadro de árbitros. É mais uma mostra da importância que nossa gestão está dando em todas as áreas, incluindo a arbitragem. Estamos procurando cada vez mais capacitar a arbitragem do Rio de Janeiro para que perdure como uma das melhores do Brasil”, disse Vieira, lembrando da tradição do Time Judô Rio de grandes árbitros como os senseis Maranhão, Pereira e Chuno.

O curso de arbitragem é obrigatório aos candidatos à graduação a partir de NIDAN (2º Dan) que não são árbitros. Os candidatos a SHODAN (1º Dan) também puderam fazer o Curso, desde que tivessem, ao menos, 18 anos.

“O objetivo do curso é fazer uma imersão na arbitragem mesmo. Ensinar desde qual é o uniforme dos árbitros, como entrar no tatame, qual tamanho de área, como funciona a competição até uma atualização das regras, principalmente como se aplicam as diferentes punições. É um curso completo para quem só tem a experiência de judô como faixa preta e não conhece a fundo a regra de arbitragem”, completou Jeferson.


TREINAMENTO ESTADUAL
O Treinamento Estadual foi o segundo realizado pela FJERJ em 2022. Estiveram na ação cerca de 380 atletas de 20 clubes. A programação começou às 9h da manhã, com as ações das classes Sênior, Sub-21 e Veteranos. A partir das 11h, foi a vez das categorias Sub-18 e Sub-15 (a partir do peso médio). De 13h30 às 15h adentraram os tatames do CEFAN os judocas do Sub-13 e do Sub 15 (até a categoria meio-médio).

“O objetivo do Treinamento é promover um intercâmbio entre os atletas, dar a eles uma oportunidade de assistir demonstrações técnicas de outros professores, de treinar com companheiros de outras academias, algo que eles não têm com frequência. Foi uma ação muito legal, com a presença dos técnicos e chefes de delegação de todas as classes, do Sub-13 ao Sênior. Pudemos apresentar todos aos atletas e isso é muito importante”, disse Leonardo Lara, diretor-técnico da FJERJ.

Os clubes que participaram do treinamento são Associação Budokan Judo Karate Clube, Associação Judô Zoshikan Helio De Oliveira, DCR Judo, Dojô Zareba, Escola Municipal Noel De Carvalho, Academia Fitness De Judo, Centro De Lutas GFTEAM, Instituto Mello De Judô, Impacto Fight School, Judô Clube Leonardo Lara, Judô Comunitário Instituto Reação, Jequiá Iate Clube, Judô Lane Amorim, Marina Barra Clube, Moutella Judo, Associação Nagai, Academia Projeção, The Union Escola De Artes Marciais e V.I.Team.

PRÓXIMO EVENTO
O próximo evento da FJERJ é o IV Módulo de Estágio Técnico, nos dias 27 e 28 de agosto, no CEFAN. O Módulo Prático é direcionado aos candidatos(as) à promoção de faixas do ano de 2022 que já tenham cumprido integralmente o Exame Admissional e, pelo menos mais 2 módulos práticos e tem como objetivo avaliar o candidato quanto ao seu nível de desempenho técnico/prático relacionado ao judô.

Veja o Boletim Completo AQUI.

Deixe um comentário