Time Judô Rio fatura 13 medalhas e é vice-campeão geral do Brasileiro Sub-18
Foram três ouros, cinco pratas e cinco bronzes de judocas de quatro clubes diferentes. Destaque para os campeões Jesse James Barbosa (90kg/Umbra-Vasco), Antônio Medeiros Neto (73kg/Instituto Reação) e Gabriel Santos (+90kg/Instituto Reação)
O Time Judô Rio fez bonito em mais uma competição nacional. Os atletas filiados à Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) faturaram, ao todo, 13 medalhas, sendo três de ouro, cinco de prata e cinco de bronze, além de quatro quintos lugares, no Campeonato Brasileiro Sub-18, disputado nesse fim de semana, dias 25 e 26 de junho, no Ginásio Tancredão, em Vitória (ES). Destaque para os campeões Jesse James Barbosa (90kg/Umbra-Vasco), Antônio Medeiros Neto (73kg/Instituto Reação) e Gabriel Santos (+90kg/Instituto Reação).
“O meu diferencial foi o treinamento que fiz. Treinei muito para esse momento e hoje me senti mais preparado e mais confiante. Nada de muito diferente, mas na hora ali veio o grito de ‘Aqui sou eu’ na comemoração”’, disse o pesado Gabriel, depois da vitória por ippon sobre Vitor Fagundes (RS), que o havia derrotado no Meeting e na Seletiva.
“Já tinha competido o Brasileiro algumas vezes e estava tranquilo porque sabia que eu tinha treinado mais que todos meu adversários. Meu pai sempre me diz que todo adversário é um adversário em potencial, mas me mantive no foco para ser campeão da competição. Senti que o que fez a maior diferença foi o apoio do pai e dos meus senseis. Me senti muito motivado com isso”, disse Antônio, citando o pai Antônio e os professores Raquel Silva e Victor Penalber que o ajudaram antes da competição. O atleta de 16 anos chegou ao Brasileiro como líder do ranking nacional da categoria e confirmou o favoritismo conquistando o ouro ainda no sábado, 25, primeiro dia de combates.
“Tenho vivido um ótimo momento na minha carreira, e isso é fruto de um trabalho árduo que tem sido feito por mim e pelos meus senseis André Amorelli, Soraya Amorelli e Fabrício Amorelli. Vivemos bastante coisa este ano e passamos por várias adversidades, mas mesmo com os imprevistos conseguimos diversas conquistas até o momento. Acredito que meu diferencial nesta vitória foi sem dúvidas a vontade e a parte física”, contou Jesse James Barbosa, que recentemente ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos da Juventude.
Com o resultado, o Time Judô Rio foi vice-campeão geral e no masculino e 6º lugar no feminino. As meninas fizeram quatro finais e conquistaram quatro pratas com Thayssa Assis (44kg/Instituto Reação), Mariana Nunes (48kg/Instituto Reação), Sara Silva (63kg/Instituto Reação) e Anna Gabrielle Soares (+70kg/Instituto Reação), além de três bronzes de Victoria Frade (57kg/Instituto Reação), Maria Clara Avelino (63kg/Flamengo) e Dayane Simeão (70kg/Jequiá Iate Clube). Já os homens faturaram 3 ouros, uma prata com Matheus Abreu (81kg/Instituto Reação) e dois bronzes de Thawã Frade (66kg/Instituto Reação) e Arthur Santos (73kg/Flamengo).
Isso significa que apenas três dos 20 atletas do Time Judô Rio que foram à capital capixaba e um dos seis clubes representados não chegaram à disputa por medalhas. “É muito importante para nós sempre estar evoluindo, dando sequência aos bons resultados. Seguimos com um grande número de clubes fornecendo atletas para a Seleção Estadual e chegando às disputas por medalhas. Toda a delegação está de parabéns! Representaram muito bem o Time Judô Rio”, disse o presidente Jucinei Costa.
Confira abaixo os medalhistas do Time Judô Rio no Brasileiro Sub-18:
Ouro
Jesse James Barbosa (90kg/Umbra-Vasco)
Antônio Medeiros Neto (73kg/Instituto Reação)
Gabriel Santos (+90kg/Instituto Reação)
Prata
Thayssa Assis (44kg/Instituto Reação)
Mariana Nunes (48kg/Instituto Reação)
Sara Silva (63kg/Instituto Reação)
Anna Gabrielle Soares (+70kg/Instituto Reação)
Matheus Abreu (81kg/Instituto Reação)
Bronze
Victoria Frade (57kg/Instituto Reação)
Maria Clara Avelino (63kg/Flamengo)
Dayane Simeão (70kg/Jequiá Iate Clube)
Thawã Frade (66kg/Instituto Reação)
Arthur Santos (73kg/Flamengo)
5º lugar
Maria Oliveira (40kg/Associação Budokan)
Romário Vieira (55kg/Umbra-Vasco)
Miguel Barboza (81kg/Instituto Reação)
Maria Luiza Campos (+70kg/Jequiá Iate Clube)
7º lugar
Victor Augusto (60kg/Instituto Reação)
Confira aqui o quadro de medalhas e as súmulas: