Circuito Hajime anima o sábado no Parque Olímpico

Segunda etapa do evento organizado pela FJERJ recebeu mais de 800 judocas iniciantes

* por Diano Massarani

O sábado foi de muita animação no Velódromo do Parque Olímpico da Barra da Tijuca com a segunda etapa do Circuito Hajime, evento organizado pela FJERJ visando incentivar a entrada de crianças e adolescentes no universo lúdico e competitivo do Judô. A jornada começou repleta de alegria com aulões para crianças de 4 a 6 anos, e seguiu com competições nas seguintes classes: Sub-9 (Faixa Branca a Cinza / Faixa Cinza ponta Azul a Azul ponta amarela), Sub-11 (Faixa Branca a Cinza / Faixa Cinza ponta Azul a Amarela ponta Laranja), Sub-13 (Faixa Branca a Azul / Faixa Azul ponta Amarela a Laranja), Sub-15 (Faixa Branca a Azul ponta Amarela / Faixa Amarela a Verde), Sub-18 (Faixa Branca a Laranja e Faixa Verde a Marrom) e Dangai, para atletas com 15 anos ou mais (Faixa Branca a Verde e Faixa Roxa a Marrom).

Ao todo, o Circuito Hajime contou com 821 inscritos de 53 agremiações diferentes. Um dos destaques do dia foi a equipe Judô Renascer / Instituto Conquistar, com mais de 100 presentes. Jean Rosa, um dos fundadores do projeto em 2008, comentou sobre a relevância do evento: “A FJERJ está fazendo um trabalho incrível. O Circuito Hajime é um diamante, que proporciona que crianças e jovens que jamais imaginaram competir em uma arena dos Jogos Olímpicos, com os amigos assistindo ao vivo, tenham esta oportunidade. Isso impacta até as famílias, que se unem para vir aqui assistir”.

Além de possibilitar que judocas iniciantes tenham contato com uma arena olímpica, o Circuito Hajime os oferece a chance de competir em uma estrutura semelhante à dos melhores eventos do país, com processos de pesagem, tatames de alta qualidade, árbitros reconhecidos e auxiliados por equipamentos tecnológicos, grande número de oficiais técnicos na organização e ginásio cheio com torcida atuante: “Com tudo isso à disposição, os meninos e meninas se sentem parte do meio, sentem que o Judô é o lugar deles. Por isso, o Circuito Hajime é uma ferramenta de transformação preciosa para projetos como o nosso. Atualmente, cerca de 90% dos nossos judocas de alto rendimento passaram por aqui quando mais novos”, concluiu Jean Rosa, que a todo momento intercalava seu discurso com sorrisos de orgulho ao ver seus pupilos vivendo as experiências proporcionadas pelo evento.

O próximo evento do calendário competitivo da FJERJ é a 16ª edição da Copa Rio Internacional de Judô, que ocorrerá de 22 a 24 de julho. Já a 3ª etapa do Circuito Hajime está agendada para o fim de semana dos dias 6 e 7 de agosto.

Deixe uma resposta