Técnicos franceses chegam ao Rio para semana de treinamentos com judocas brasileiros
Europeus participam de treinos específicos de ne-waza, em parceria entre a CBJ e a Federação Francesa de Judô
Um grupo de 28 treinadores franceses chegou ao Rio de Janeiro, na última terça-feira. Eles participam de uma semana de treinamentos de ne-waza (chão), uma parceria entre a CBJ e a Federação Francesa de Judô.
Além dos treinos, que contarão com a presença de grandes nomes do judô brasileiro, como Moacir Mendes Jr. e Leandro Guilheiro, medalhista olímpico e mundial, os técnicos franceses visitarão os dojos do Flamengo e do Instituto Reação. Eles também compartilharão o dojo do Maria Lenk com judocas do Rio de Janeiro, em um treinamento da FJERJ.
Presidente da federação do Rio de Janeiro, Jucinei Costa comentou a importância da realização de intercâmbios com judocas de outras localidades.
“A FJERJ vem incentivando constantemente o intercâmbio de conhecimento entre os professores e atletas do Time Judô Rio e outras escolas do judô nacional e internacional. Esse treino ao lado dos principais senseis da França, uma potência na modalidade, pode e vai trazer um ganho técnico muito grande para todos os envolvidos”, disse Jucinei.
Os treinadores europeus foram recebidos pelas equipes das gestões de Eventos e Alto Rendimento da CBJ e pela treinadora da seleção masculina de judô, Yuko Fujii. O grupo é liderado pela diretora técnica nacional do Departamento de Conhecimento e Educação da FFJ, Martine Dupond, ex-treinadora da seleção feminina da França.
Com uma relação de longa data, a CBJ e a FFJ realizam constantemente intercâmbios técnicos, para a troca de conhecimentos de judô entre seus judocas e treinadores. Durante a recepção, os treinadores da França tiveram a oportunidade de conversar com a técnica da seleção brasileira. Yuko falou sobre sua experiência no comando da equipe masculina do Brasil.
Crédito da foto: CBJ