Seleção Brasileira em ação na Gymnasiade com 4 atletas e 2 treinadores do Judô Rio
Principal multievento esportivo escolar do mundo ocorre no Rio de Janeiro de 19 a 27 de agosto. Disputas do Judô serão na classe Sub-15 e começam nesta sexta-feira
* por Diano Massarani
Mais de 2 mil jovens atletas de 13 a 15 anos divididos em 18 modalidades e representando 46 países. Esse é um breve resumo da edição de 2023 da Gymnasiade, o principal multievento esportivo escolar do mundo, que está sendo realizado no Rio de Janeiro de 19 a 27 de agosto. Como não poderia deixar de ser, o Judô é um dos pontos altos do programa de competições. E se tem Judô em grande evento esportivo no Rio de Janeiro, certamente o Judô Rio se faz presente, desta vez contribuindo com 4 atletas e 2 treinadores na delegação brasileira.
A lista de atletas convocados foi decidida de acordo com os resultados da última edição dos Jogos Escolares Brasileiros. Os quatro representantes do Judô Rio convocados com as respectivas categoria de peso, escola quando conquistou a vaga e clube pelo qual está afiliado à FJERJ são: Ian Cruz (42Kg / Sistema Elite de Ensino Irajá / Botafogo Judô), Manuela Maia (52Kg / Colégio Pinheiro Guimarães / Clube de Regatas do Flamengo), Laryssa Fonseca (57Kg / E.M. Jornalista Carlos Castelo Branco / Instituto Santa Cruz de Esportes) e João Brandão (55Kg / Colégio Santa Mônica / Botafogo Judô).
Integrante da equipe técnica da seleção brasileira na Gymnasiade, a sensei Mariane Batista, do Judô Clube Paulino Ribeiro Santos, comentou sobre a oportunidade especial que os jovens judocas poderão experimentar e as expectativas para as disputas:
“A Gymnasiade é o maior evento esportivo escolar do mundo e participar deste momento é único. Além da competição em si, o evento traz uma vivência cultural e de integração entre os países que fica marcada na memória de todos os atletas participantes. O Brasil está super bem representado, com uma excelente equipe, e vamos buscar o melhor resultado possível”.
Raciocínio semelhante teceu o sensei André Amorelli, da Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama, que também faz parte da comissão da seleção brasileira. O treinador destacou o quanto o evento pode contribuir na caminhada dos futuros faixas pretas:
“A Gymnasiade é uma competição única e com uma atmosfera incrível. Os atletas terão a oportunidade não só de competir em um evento internacional, mas também de vivenciar diversas atividades culturais que são propostas pela organização do evento. Vivenciar uma competição nos moldes internacionais e no ambiente olímpico traz para nosso time de judocas uma experiência ímpar que com certeza ficará na memória e será um grande motivador para que sigam treinando para trilhar sua carreira esportiva”.
As disputas do Judô na Gymnasiade estão agendadas para os dias 25 e 26 de agosto no Parque Olímpico de Deodoro, com início às 10h. A Gymnasiade é organizada pela International School Sport Federation com a colaboração da Confederação Brasileira do Desporto Escolar.