Seis judocas do Time Judô Rio convocados para o GP de São Paulo

Brenda Freitas, Gabriel Nascimento da Silva, Sergio Fernandes Junior e Willians Araújo, da Projeção, e Roberto Paixão e Karoline Duarte, do JC LARA, serão os representantes na competição nos dias 2 e 3 de julho


A Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) anunciou nesta segunda-feira, 13, os nomes dos 23 convocados para o Grand Prix de São Paulo, que será realizado nos dias 02 e 03 de julho, no Centro de Treinamento Paralímpico, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), na capital paulista. Entre eles, estão seis atletas do Time Judô Rio: na classe J1 (totalmente cegos) foram convocados Brenda Freitas (70kg) e Willians Araújo (+90kg), da Projeção e da CEIBC (Instituto Benjamin Constant), e Roberto Paixão (60kg) e Karoline Duarte (70kg), do JC LARA e da Urece; e na J2 (parcialmente cegos), Gabriel Nascimento Da Silva (73kg) e Sergio Fernandes Junior (+90 Kg), também da Projeção e da CEIBC. O evento, a terceira e última etapa do circuito da IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) no ano, contará com cerca de 90 judocas de 21 países e é fundamental para a classificação para Paris 2024.

“É muito importante termos seis atletas da nossa Federação, representando dois clubes. O Brasil está participando do Circuito, tendo em vista melhorar a classificação de todos os nossos atletas. É um campeonato muito importante porque soma pontos pro ranking que vai classificar os atletas para os Jogos de Paris. Por ser anfitrião, o Brasil está participando com muitos atletas”, analisou Leonardo Lara, técnico do JC Lara e diretor-técnico da FJERJ.

O Brasil chega forte, após excelentes campanhas na Turquia e no Cazaquistão que levaram o país ao ponto mais alto do pódio na classificação geral em ambas as ocasiões. Não à toa, sete atletas lideram a mais recente lista do ranking mundial divulgada pela Federação. Willians e Brenda, campeões tanto no GP de Turquia, quanto no do Cazaquistão, são número 1 em suas categorias.

“Os quatro do J1 são atletas muito fortes. Os homens já têm uma grande história no judô paralímpico, sendo que o Willians é vice-campeão paralímpico e Roberto foi vice-campeão parapan-americano em 2007. Já as meninas são revelações, competem na mesma categoria e vão travar uma disputa muito boa pela vaga olímpica até os Jogos. O Gabriel e o Sérgio, do J2, são atletas muito promissores”, completou Lara.

Além de Willians e Brenda, os brasileiros que lideram o ranking mundial são Arthur Silva (J1 até 90 kg), Thiego Marques (J2 até 60 kg), Rosicleide Silva (J1 até 48 kg), Rebeca Silva (J2 acima de 70 kg) e Alana Maldonado (J2 até 70 kg), que não estará no GP de São Paulo. Vale lembrar que o judô é uma das modalidade mais vitoriosas do esporte paralímpico do Brasil, com 25 medalhas em Jogos: cinco ouros, nove pratas e 11 bronzes.

A CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) vai transmitir tudo ao vivo, desde o sorteio do chaveamento no dia anterior até as Cerimônias de Premiação, com dois tatames exibidos simultaneamente. Mais informações serão dadas em breve.

Confira a lista com os 23 brasileiros convocados para o GP:
Rosicleide Silva de Andrade (48 Kg / J1 / ADEVIRN-RN)
Giulia dos Santos Pereira (48 Kg / J2 / ITC-SP)
Larissa Oliveira da Silva (57 Kg / J1 / CFCP-PA)
Benilce de Araújo Lourenço (57 Kg / J1 / ISMAC-MS)
Lúcia da Silva Teixeira Araújo (57 Kg / J2 / ITC-SP)
Karoline Porto Duarte (70 Kg / J1 / URECE-RJ)
Brenda Souza de Freitas (70 Kg / J1 / CEIBC-RJ)
Michele Aparecida Ferreira (70 Kg / J2 / AJCS-MS)
Erika Cheres Zoaga (+70 Kg / J1 / ARDV-MT)
Meg Rodrigues Vitorino Emmerich (+70 Kg / J2 / ITG-PR)
Rebeca de Souza Silva (+70 Kg / J2 / AMEI-SP)
Elielton Lira de Oliveira (60 Kg / J1 / AMJ-SP)
Roberto Nunes da Paixão (60 Kg / J1 / URECE-RJ)
Thiego Marques da Silva (60 Kg / J2 / AEPA-PA)
Harlley Damião Pereira de Arruda (73 Kg / J1 / ITC-SP)
Rayfran Mesquita Pontes (73 Kg / J1 / ICEMAT-MT)
Miqueias Barbosa Gomes (73 Kg / J2 / ADSA-SP)
Gabriel Nascimento da Silva (73 Kg / J2 / CEIBC-RJ)
Arthur Cavalcante da Silva (90 Kg / J1 / ICEMAT-MT)
Marcelo Adriano de Azevedo Casanova (90 Kg / J2 / CRJ-RS)
Wilians Silva de Araújo (+90 Kg / J1 / CEIBC-RJ)
Antonio Tenório da Silva (+90 Kg / J1 / ITC-SP)
Sergio Fernandes Junior (+90 Kg / J2 / CEIBC-RJ)

Deixe uma resposta