Brenda Freitas e Wilians Araújo levam o Time Judô Rio ao topo do pódio no Grand Prix Paralímpico de Antália

Na Turquia, representantes da FJERJ dão início à jornada rumo aos Jogos Paralímpicos Paris 2024 em grande estilo

* por Diano Massarani

O fim de semana dos dias 23 e 24 de abril foi dourado para o Time Judô Rio, com os títulos de Brenda Freitas (70Kg/J1) e Wilians Araújo (+90Kg/J1) no Grand Prix Paralímpico de Antália, na Turquia. Para levar sua medalha de ouro, Brenda venceu na final a anfitriã Esmer Taskin, ao passo que Wilians superou o francês Jason Grandry. Treinador de Brenda e Wilians no Instituto Benjamin Constant (CEIBC), Antonio Junior se mostrou repleto de satisfação com o brilho de seus pupilos:  

“Foi uma competição muito importante para um início de processo visando Paris 2024, até porque se trata da primeira competição do Judô Paralímpico que somou pontos para o ranking mundial após as mudanças de regras. Com Brenda e Wilians sendo campeões, posso dizer que foi um início de processo perfeito. Foi sensacional”, disse o orgulhoso treinador, acrescentando que foi a primeira competição internacional de Brenda, feito que valoriza ainda mais o triunfo.

As mudanças de regras mencionadas pelo treinador Antonio Junior se referem às classes oftalmológicas e às categorias de peso. Com relação à classificação oftalmológica, o Judô Paralímpico passa a ser dividido em duas classes (J1 e J2), e não mais em três (B1, B2 e B3), sendo que, agora, os confrontos ocorrem apenas dentro de cada classe. A classe J1 contém os atletas que eram da antiga B1 (totalmente cegos), enquanto a classe J2 engloba os atletas que competiam como B2 (capazes de perceber vultos) e B3 (capazes de definir imagens). Já a respeito das categorias de peso, as 13 categorias antigas – 7 para homens e 6 para mulheres – foram substituídas por 8 novas categorias: 4 masculinas (até 60 kg, até 73 kg, até 90 kg e acima de 90 kg) e 4 femininas (até 48 kg, até 57 kg, até 70 kg e acima de 70 kg).

O Time Judô Rio também contou com a participação de Roberto Paixão (60Kg/J1) no Grand Prix de Antália. Atleta do URECE, Roberto perdeu na estreia para o turco Abdurrahim Ozalp. No total, os representantes brasileiros na Turquia conquistaram 6 medalhas de ouro, 1 de prata e 1 de bronze.

Após a abertura em Antália, o Grand Prix de Judô Paralímpico terá sua segunda etapa da temporada 2022 em Nur Sultan, Cazaquistão, nos dias 28 e 29 de maio, e a terceira e última etapa em São Paulo, nos dias 2 e 3 de julho.

Deixe uma resposta