Ryan Conceição, único representante do Time Judô Rio, conquista o bronze no Aberto de Lima

Judoca da Associação Nagai venceu três lutas para conquistar 50 pontos no ranking mundial e assumir a posição de melhor brasileiro na categoria


O Time Judô Rio tem mais um motivo para comemorar neste final-de-semana. Ryan Conceição (60kg/Associação Nagai) foi o único representante da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro no Aberto Pan-americano de Lima, no Peru, e conquistou a medalha de bronze neste sábado, 17. Com um belo ippon-seoi-nage faltando menos de 10 segundos para o fim do combate, Ryan bateu Dilmer Calle, do Peru, e garantiu um lugar no pódio e 50 pontos para o ranking mundial.

“Estou bem emocionada. O Ryan vem batendo na trave, mas estamos trabalhando nessa conquista. Ele é muito novo, já está na seleção, com um cotidiano bem diferente de um ano atrás. Foi tudo muito rápido para ele. Mas hoje acredito que a determinação que ele possui foi um diferencial para ele”, analisou a sensei Silvana Nagai, que orientou o judoca à beira do tatame.

Ryan estreou com vitória sobre o peruano Arnold Prado por ippon. Na sequência, nas quartas-de-final, acabou sofrendo o ippon contra o colombiano Juan Montealegre e foi para a repescagem. A vitória sobre Alexander Ramirez, também do Peru, garantiu o atleta da Associação Nagai na disputa no bronze contra outro atleta da casa, Dilmer Calle.

Numa luta muito equilibrada, Calle tentou mais entradas no começo do combate e acabou gerando uma punição ao brasileiro. Mas faltando menos de um minuto para o fim da luta, Ryan conseguiu reverter uma entrada e marcou um waza-ari, que depois foi retirado pela arbitragem. Sem se abalar nem com a retirada da pontuação, nem com a torcida da casa, Ryan seguiu firme no combate e conseguiu a projeção da vitória faltando menos de 10 segundos para o final do combate. Waza-ari e, finalmente, a garantia de um lugar no pódio, o primeiro com a seleção nesse ano.

Assim, Ryan que ocupa a posição de 104 no ranking mundial deve ganhar algumas posições. Ele chegará a 304 pontos e deve se tornar o brasileiro mais bem colocado na categoria. Antes havia pontuado pela participação nos Grands Slam de Tel Aviv, Antalya e Tbilisi e por ter chegado à fase de 1/16 avos do Campeonato Pan-americano Sênior e do Mundial Júnior, todos neste ano. Agora, de acordo com a sensei Silvana, é pensar nos próximos passos e seguir trabalhando.

“Daqui, ele já segue para os Jogos Universitários Brasileiros que será em Brasília e, depois, luta em casa no Campeonato Brasileiro Sub-21. Acredito que essa conquista dará mais confiança a ele, vai ajudá-lo a confiar ainda mais no potencial dele. Mas tudo é uma construção e estamos trabalhando duro”, completou Nagai.


Além de Ryan, outros sete brasileiros vão disputar o Aberto Pan-Americano de Lima, que termina neste domingo. A competição, que é uma das últimas antes do Campeonato Mundial Sênior de Tashkent, no Uzbequistão, vai contar com mais de 130 judocas de 15 países e levará para solo peruano uma mistura de atletas experientes e novatos.

Deixe uma resposta