Revelação do Judô Paralímpico, Millena Freitas ganha ouro na Finlândia

Judoca da Academia Projeção / CEIBC treinada pelo sensei Antonio Junior venceu o Small Country Challenge na classe J1 categoria +70Kg
* por Diano Massarani

No dia 3 de julho, a nova geração do Judô Paralímpico brasileiro fez sucesso na cidade de Lahti, Finlândia, com a conquista de sete medalhas no Small Country Challenge. Três das medalhas foram de ouro, entre elas a de Millena Freitas, judoca do Instituto Benjamin Constant (CEIBC) e filiada à Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) pela Academia Projeção. Millena Freitas, que compete na classe J1, para cegos totais, na categoria acima de 70Kg, fazia a sua estreia internacional, o que tornou o triunfo ainda mais especial:

“Quando soube que iria para a minha primeira competição internacional eu fiquei ao mesmo tempo muito ansiosa e feliz. No dia da competição, me senti um pouco nervosa, mas consegui me manter com o auxílio do meu sensei Antonio, fazer boas lutas e conquistar a medalha de ouro”, contou a judoca, que perdeu a visão devido a um descolamento congênito de retina e começou a praticar Judô aos 7 anos, em 2012.

Lembrado por Millena em seus agradecimentos, o sensei Antonio Junior faz parte da comissão técnica da base do Judô Paralímpico brasileiro e, além disso, possui entre os seus pupilos no CEIBC os atuais líderes do ranking mundial Wilians Araújo (+90Kg/J1) e Brenda Freitas (70Kg/J1).

O calendário da IBSA (International Blind Sports Federation) para 2023 reserva competições relevantes para este 2º semestre, como os Jogos Mundiais, as etapas do Azerbaijão e do Japão do Grand Prix e os Jogos Parapan-Americanos, todos eventos classificatórios para os Jogos Paralímpicos de 2024.

Deixe uma resposta