A convite da CBJ, Time Judô Rio ministra oficina para estudantes na sede do COB

Cerca de 80 alunos da rede municipal participaram do COB de Portas Abertas, ação do Programa Transforma

A sede do Comitê Olímpico do Brasil (COB), na Barra da Tijuca, foi palco de um verdadeiro aulão de judô promovido pelo Time Judô Rio, a pedido da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e do próprio COB. A FJERJ foi parceira no COB de Portas Abertas, ação do Programa Transforma, que levou cerca de 80 alunos das Escolas Municipais Olímpicas Cariocas Emma D’Avila, de Pedra de Guaratiba, e Edmundo Bittencourt, de Benfica, para uma manhã olímpica nesta sexta-feira, dia 22.

As crianças de 6 e 7 anos, e seus professores participaram de atividades culturais, lúdicas e esportivas realizadas na sede da entidade. A ação começou com o Teatro da História dos Jogos Olímpicos, no qual músicos e contadores de histórias levaram de forma divertida alunos ao mundo olímpico. Em seguida, os alunos participaram de oficinas de judô e golfe, realizadas em parceria com as respectivas Confederações. 

“A experiência foi muito boa, foi tudo muito bem organizado. No judô, nós três desenvolvemos as atividades para os cerca de 40 garotos em cada uma das duas turmas. Eles fizeram atividades recreativas, rolamentos, simulamos um handori, sem projeção, utilizamos diversos materiais interessantes para poder estimular o aprendizado deles”, disse o professor Rodrigo Mulatinho, que conduziu a atividade ao lado dos treinadores Marcelo Almeida e André Amorelli.

João Gabriel Pereira de Oliveira, 6 anos, achou divertido o teatro, os esportes e a visita do Ginga, mascote do Time Brasil, que brincou com as crianças e deu um ippon no professor Amorelli. “Só conhecia ele pela televisão. Gostei muito. Eu faço judô na Vila Olímpica, então o treinamento foi bom, a gente aprende a se defender”, conta o aluno da Escola Municipal Olímpica Carioca Emma DÁvila. 

“Ao longo deste ano abriremos as portas para as duas Escolas Municipais Olímpicas Cariocas – EMOCs, que recebem a metodologia do Transforma, o programa de promoção dos Valores Olímpicos do COB. As visitas ao COB acontecerão em todos os meses do calendário escolar. Estamos muito entusiasmados com esta parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro”, diz Carolina Araújo, gerente de Cultura e Valores Olímpicos.

As Escolas Municipais Olímpicas Cariocas Emma D’Avila e Edmundo Bittencourt adotaram a nova metodologia de ensino este ano. Profissionais de ambas as escolas já deram início às atividades de capacitação do Transforma, que tem quatro encontros presenciais nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro deste ano e o restante é feito em módulos à distância. 

Deixe uma resposta