Rafaela Batista, do Instituto Santa Cruz, é bronze no Mundial Sub 21: “Pro meu irmãozinho e pro sensei Rafael, por sempre acreditar em mim”

Carioca venceu quatro lutas por ippon para garantir a primeira medalha do judô brasileiro na competição que está sendo realizada em Olbia, na Itália. Judô Rio tem mais dois judocas em ação nesta quinta


“Minha expectativa é fazer o que sei de melhor, dar meu máximo e, no fim, sair com o resultado do meu esforço no tatame”, disse Rafaela Batista, do Time Judô Rio, antes da competição. Ela também falou que uma das coisas mais gosta de fazer é “superar os desafios que o Judô me impõe”.

Parecia até premonição. Isso porque Rafaela Batista, do Instituto Santa Cruz de Esportes, de apenas 18 anos, foi a responsável por garantir a primeira medalha do Brasil no Mundial Sub 21 de Olbia, na Itália: o bronze na categoria ligeiro (48kg). Demonstrando bastante personalidade, Rafaela não se intimidou diante de adversárias europeias e venceu quatro lutas por ippon. O único revés veio nas quartas-de-final, contra a russa Irena Khubulova, que terminou com a prata.

Antes disso, ela havia vencido Monica Reyes, dos Estados Unidos, e Giorgia Hagianu, da Romênia. Superando os desafios impostos por um derrota, na repescagem, Rafaela superou a espanhola Gemma Antona e, na disputa pelo bronze, encaixou um estrangulamento perfeito que fez a francesa Lea Beres bater para desistir do combate. Prova de que ela deu seu máximo.

“Foi incrível! Estou sentindo uma felicidade enorme. Foram lutas duras, muito difíceis, mas graças a Deus e ao esforço que tenho feito, o resultado saiu”, contou Rafaela, com exclusividade para a FJERJ, diretamente da Itália. “Eu dedico essa medalha ao meu irmãozinho e ao sensei Rafael por sempre acreditar em mim”.

“Hoje é um dia muito feliz para nós. Trabalhamos demais para que resultados assim aconteçam. E, em particular, a conquista dela mostra como é importante essa construção sem pular etapas. Passamos por todos os circuitos da federação, desde o iniciantes, até o alto rendimento. Já esperávamos uma convocação da Rafaela ano passado no cadete. Ela estava embarcando para a Croácia para um estágio internacional, quando o mundo parou por conta da pandemia, e ela teve que voltar. Passamos esse tempo todo junto com toda a equipe, tentando nos motivar e graças a Deus, deu certo. Ela foi recompensada por todo esforço e, principalmente, por não desistir. Hoje eu só tenho a palavra GRATIDÃO pra expressar tudo e dar o parabéns a ela e a todos que acreditam na transformação que o esporte proporciona”, disse o sensei Rafael Barbosa.

Rafaela conheceu o judô aos 9 anos, na escola, como atividade complementar aos estudos, e seguiu no esporte. Entre os principais resultados da promissora carreira nos tatames estão o ouro no Meeting Nacional Sub-18 de 2020 e o ouro nos Jogos Escolares da Juventude, de 2019.

O Mundial foi apenas a segunda competição internacional de Rafa, que tem como inspiração no judô, sua conterrânea e xará, Rafaela Silva. A primeira foi o Pan-Americano Sub-21 de Cali, na Colômbia, onde ela ficou com a prata após perder na final para Aléxia Nascimento, que terminou o Mundial em 7º lugar.

TIME JUDÔ RIO
Na madrugada desta quinta, outros representantes estarão nos tatames em Olbia. A partir das 4 da manhã, Thayane Lemos (57kg/Reação) e Gabriel Falcão (73kg/Reação) lutam as preliminares. Thayane espera a vencedora do confronto entre Natalia Elkina, da Rússia, e Nino Loladze, da Geórgia. Gabriel também saiu de bye e enfrentará o ganhador do duelo entre Stravos Doumas, da Grécia, e Husein Gegic, da Bósnia.

Os outros dois brasileiros que lutaram nesta quarta, Matheus Pereira (66kg) e Aléxia Nascimento (48kg), terminaram em sétimo lugar.

PERFIL
RAFAELA BATISTA – @r.batista_jd
Nome completo: Rafaela Chagas Batista 
Nascimento: 08/05/2003 – 18 anos 
Naturalidade: Rio de Janeiro 
Clube: Instituto Santa Cruz de Esportes – FJERJ – RJ
Técnico (a): Rafael Barbosa
Categoria: Ligeiro (-48kg)
Kumikata (pegada): Destra
Tokui-waza (técnica preferida): Uchi-Mata
O que seria, além de judoca: Arquiteta
Judoca que mais te inspira: Rafaela Silva
Início no judô: Aos 9 anos, eu tinha que escolher um dos projetos pra fazer na escola. Entre dança, banda e Judô eu escolhi Judô. 
O que mais gosta no judô: Superar os desafios que o Judô me impõe.
Expectativa para o Mundial: Minha expectativa é fazer o que sei de melhor, dar meu máximo e, no fim, sair com o resultado do meu esforço no tatame.

Principais resultados recentes: 
Bronze no Mundial Sub-21 2021
– Prata no Pan Sub-21 2021
– Ouro no Estadual Sênior RJ 2021 
– Ouro no Meeting Nacional Sub-18 2020
– Ouro nos Jogos Escolares da Juventude 2019

Deixe uma resposta