Cinco atletas e dois técnicos representam o Judô Rio na Gymnasíade 2018

Maior competição escolar do mundo será realizada a partir desta quarta-feira no Marrocos. Delegação embarcou para o país africano nesta terça.

O Judô Rio embarcou para mais um grande evento internacional nesta terça-feira, primeiro de maio. Cinco atletas e dois técnicos do Rio de Janeiro foram convocados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar para a competição. Os convocados são Yuri Santos (50kg/Santa Mônica Centro Educacional), Bruno Ramos (73kg/Santa Mônica Centro Educacional), Thainá Oliveira (52kg/ Colégio Estadual Dom Walmor), Thayane Oliveira (57kg/ Colégio Estadual Dom Walmor) e Anna Belém dos Santos (+70kg/Santa Mônica Centro Educacional) e dos técnicos José Antônio “Zezão” Moura e Marcelo “Moskão” Gomes, ambos também do Santa Mônica Centro Educacional.

“O Rio classificou três atletas no feminino e dois no masculino e, por isso, seguindo o critério adotado nos últimos eventos pela CBDE, a gente sabia que teria o direito. Mas eu procurei não criar expectativa e fiquei, realmente, muito emocionado quando recebi a convocação. Até chorei”, contou Moskão, técnico do Santa Mônica Centro Educacional e do Instituto Reação. “Estou bem otimista quanto a um bom resultado. A Anna Belém vem se destacando já no cenário internacional com três medalhas no Circuito este ano, a Thayane teve duas medalhas, Yuri com uma, a Thayná também tem uma rodagem internacional legal e o Bruno é novato mas está num nível competitivo muito bom”, completou.

“É a segunda vez que sou convocado pela CBDE para uma competição escolar. Já havia participado do Sul-Americano Escolar em 2015. Fiquei muito feliz e acredito que os atletas, não só do Judô Rio, poderão fazer um grande papel a nível internacional”, disse Zezão, treinador do Santa Mônica Centro Educacional e do Jequiá Iate Clube.

Alguns dos atletas disputaram o Campeonato Carioca no último sábado (28/04), no Velódromo do Parque Olímpico da Barra, e ficaram com o título. Uma delas foi Thayane Lemos, que havia voltado na última quarta-feira da Europa com uma medalha na bagagem. A atleta do 57kg venceu suas três lutas na Copa Europeia de Teplice, na República Tcheca, por ippon e também ganhou motivação extra para a competição estudantil mundial.

“Foi uma competição difícil que serviu como uma espécie de treinamento e vai me ajudar muito na próxima competição. Foi muito legal poder lutar numa Arena Olímpica. Agora é me concentrar para pegar mais um ouro no Marrocos”, disse Thayane.

Os atletas brasileiros irão enfrentar judocas da Albânia, China, Emirados Árabes, França, Hungria, Marrocos, Romênia, Rússia e Ucrânia. De acordo com a programação oficial, no dia 03 serão disputas as categorias 40kg, 44kg, 50kg, 55kg e 60kg. No dia 04, é a vez das classes 48kg, 52kg, 57kg, 66kg e 73kg. E no último dia, o sábado, dia 05, é a vez das categorias mais pesadas. Todas as lutas serão realizadas no Salão Coberto ZERKTOUNI.

A 17ª edição da Gymnasiade será realizada em Marrakech, capital do Marrocos, a partir desta quarta-feira e terá duração de 08 dias. São esperados mais de quatro mil atletas de 60 países que vão disputar 16 modalidades, entre elas esportes tradicionais como atletismo, natação, tênis, ginástica e esgrima e outras como surfe e karatê que acabaram de virar modalidades olímpicas e o xadrez, muito comum nos eventos escolares.

Na última edição realizada em Trabzon, na Turquia, no ano passado, os brasileiros foram destaque não só na classificação geral, mas também como a maior delegação participante do evento. Em 2016, o Brasil subiu ao mais alto patamar do mundo conquistando o 1º lugar geral em medalhas no evento. A primeira vez que a Gymnasiade aconteceu foi em 1974 na cidade de Wiesbaden na Alemanha. De lá para cá foram 16 edições do evento, que em 2013 foi realizado no Brasil. O evento é organizado pela Federação Internacional do Esporte Escolar (ISF, na sigla em inglês).

Deixe uma resposta