Professores da FJERJ comparecem a evento de aniversário do Transforma, programa de promoção dos valores olímpicos do COB

Cerimônia aconteceu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro

A segunda-feira foi marcada por festividade. No Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, o Comitê Olímpico do Brasil promoveu o “Valores que Transformam: a importância das habilidades socioemocionais na educação”. O evento celebrou o aniversário de um ano do Transforma, programa de promoção dos valores olímpicos do COB.

A FJERJ marcou presença com os professores Marcelo Almeida e Pablo Lino, a convite da Gerência de Educação da 8ª CRE, que tem parceria com o Centro de Treinamento de Deodoro, projeto social da Vale. Marcelo, que também é professor do Santa Mônica Centro Educacional, destacou a importância de iniciativas como o Transforma.

“Participei do COB de Portas Abertas ministrando aula de judô para as crianças das EMOC, numa parceria com a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro. Fiquei bem interessado no projeto. E, por coincidência, fui convidado pra estar aqui na comemoração de um ano do Transforma. Esporte e Educação são complementares, andam lado a lado. E a oportunidade de se capacitar para trabalhar, para enfrentar os desafios de ser realmente um educador, é fenomenal”, disse.

O presidente do comitê, Paulo Wanderley Teixeira, abriu a cerimônia exaltando o projeto e a importância de se ter profissionais capacitados.

“É uma grande alegria para o COB celebrar o primeiro ano do Transforma. O COB tem duas missões principais: organizar o esporte olímpico no âmbito nacional e promover os valores olímpicos. Estamos certos de que o esporte é um valioso instrumento para potencializar a educação e auxiliar na formação de cidadãos. Mas para isso é preciso que tenhamos professores capacitados. E, por isso, toda nossa admiração e reconhecimento aos artífices do projeto que são os educadores”, afirmou.

A festividade contou com uma exposição de fotos e vídeos contando a história do primeiro ano do Transforma. Também houve um bate-papo com professores, a apresentação de um painel abordando a a reflexão sobre as ações práticas possíveis para o enfrentamento dos abusos físicos, psicólogos ou sexuais, e uma palestra com o escritor, psicólogo, consultor, colunista e fenômeno das redes sociais, Rossandro Klinjey.

Neste primeiro ano, o Transforma atuou nas Escolas Municipais Olímpicas Cariocas Emma D’Ávila de Camillis e Eduardo Bittencourt, no Rio de Janeiro. O programa também foi implantado em Palmas durante a etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude; atuou nas cidades de Taubaté, Blumenau e Cascavel e iniciou conversas para a implementação em escolas brasileiras no Japão, como parte das ações do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

O COB de Portas Abertas levou alunos das instituições para a sede do Comitê para participar de uma programação cultural e praticar diversas modalidades olímpicas. O Transforma também levou diversos medalhistas olímpicos como Poliana Okimoto, Ágatha Rippel e Bárbara Seixas para interagirem com alunos das Escolas Municipais que levam o nome deles. Em dezembro, será a vez do ginasta Diego Hypolito.

Deixe uma resposta