Paula Cristina Alves e Marco Aurélio Alencar representam Time Judô Rio no Mundial de Veteranos
Atleta da Associação Budokan e judoca do Judô Clube Oswaldo Simões disputam competição que começou nesta quarta e vai até o próximo dia 14, na Polônia
O judô brasileiro terá 38 representantes nos Campeonatos Mundiais de Veteranos e Kata, realizados na cidade de Krakow, Polônia, de 07 a 14 de setembro. Os eventos contarão com mais de mil atletas de todo o mundo e prometem levar combates eletrizantes para solo europeu. Entre eles, dois representantes do Time Judô Rio: Marco Aurélio Alencar (F8-81kg), do Judô Clube Oswaldo Simões, e Paula Cristina Alves da Silva (F1-52kg), da Associação Budokan”.
“Expectativa é muito boa porque a preparação foi muito boa. Na Budokan, além dos senseis Jorge e Rodrigo Rocha que sempre estão bem atentos às nossas necessidades para evoluir, nós temos bons treinos para as mulheres, principalmente nas categorias mais leves. O que é mais difícil para nós é ter treino forte nessas categorias. Além dessa preparação no clube, procurei treinar em outros clubes, mas foi muito importante também o treinamento estadual que proporcionou um excelente intercâmbio”, analisou Paula Cristina, que é Segundo-Tenente do Exército Brasileiro.
“Já é a sétima competição que estou disputando no ano, estou num ritmo muito bom e acho que chego ao Mundial no melhor momento. Na minha chave tem duas francesas, sabemos que a França tem tradição, mas o Brasil também. Entro confiante, para mostrar o melhor judô possível, sempre atacando, sempre buscando o ponto”, disse Alves que é especialista em Fisioterapia Respiratória e em Biomecânica, além de ser Mestre em Ciências Médicas.
A competição feminina do Mundial de Veteranos será realizada no próximo dia 11. “Muito relevante ter a participação de atletas do Rio de Janeiro, principalmente no judô feminino, complementando a equipe do Brasil. Esperamos que o Brasil permaneça entre os melhores do mundo, com ótimos resultados e que cada atleta consiga dar o seu melhor no individual. Essa é nossa expectativa e nosso desejo”, disse Cristian Cezário, chefe da delegação.
Na edição de 2021, em Lisboa, Portugal, o Brasil fechou a competição com um excelente resultado: quarto lugar no quadro geral de medalhas com cinco ouros, três pratas e quatro bronzes. Neste ano, com uma delegação ainda maior, o país tem boas chances de aumentar seu desempenho.
A transmissão ao vivo das competições será através do site da Federação Internacional de Judô. O bloco final tem início previsto para às 12h (horário de Brasília) em todos os dias de competição. O horário das preliminares ainda será definido pela FIJ.