Parabéns pelos 90 anos, professor José Pereira

A Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro vem por meio desta parabenizar ao professor José Pereira da Silva pelos seus 90 anos de vida, a maioria deles dedicada ao Judô, completados nesta quarta-feira.

O Kodansha, por ocasião do lançamento de seu livro, nos deixou essas sábias palavras: “Por vivermos em sociedade, todos nós devemos coexistir em harmonia e cooperação. Nada é mais importante do que vivermos e prosperarmos juntos. Se agirmos com o espírito da cooperação, o trabalho de cada pessoa beneficia não apenas a si, mas também aos outros. Só alcançaremos a felicidade ao entendermos que nossos esforços levam prosperidade a todos nossos semelhantes. Este grande princípio da harmonia e cooperação é o conceito do Jita-Kyoei, ou prosperidade mútua”.

José Pereira Silva nasceu em 04 de julho de 1928 na histórica cidade de Penedo, em Alagoas. Saiu de lá aos 22 anos para tentar jogar futebol pelo Flamengo, influenciado pelo amigo Dida, um dos grandes artilheiros do time. Dois anos depois de chegar ao Rio de Janeiro, conheceu o judô. Já como faixa preta, ajudou a difundir o judô pelo Nordeste do país, antes mesmo da criação da Confederação Brasileira de Judô. Em 1989, se tornou coordenador de arbitragem da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro e implantou uma série de mudanças que alteraram o status da arbitragem nacional, influenciando até mesmo decisões da Federação Internacional de Judô (FIJ).

Em 2007, foi condecorado como árbitro mais velho em atividade pela FIJ durante o Mundial do Rio de Janeiro. Além dos tatames, o alagoano já teve um programa chamado “Seu corpo, sua vida”, que ficou por oito meses no ar, em 1968/69 na extinta TV TUPI. No programa, ele dava dicas de bem-estar, entrevistando professores de ginástica, karatê, entre outros. Em 2017, ano em que completa 89 anos e atuando como Gestor Nacional de Arbitragem, conseguiu realizar o sonho de lançar seu livro.

Deixe um comentário