Judô Rio conquista medalhas no Campeonato das Américas de Judô Paralímpico
Competição foi realizada no Canadá no último domingo (20/05). Judocas brasileiros conquistaram 10 medalhas em 11 possíveis
O Brasil conquistou dez medalhas no Campeonato das Américas IBSA de judô paralímpico no último domingo, 20, no Olympic Oval, em Calgary, Canadá. Foram seis ouros, três pratas e uma de bronze. As conquistas das medalhas de ouro vieram com Maria Núbea Lins (-57kg), Lúcia Araújo (-63kg), Rebeca Silva (+70kg), Luan Pimentel (-73kg), Arthur Silva (-90kg) e Antônio Tenório (-100kg). As pratas foram conquistas por Karla Cardoso (-52kg), Meg Emmerich (+70kg) e Thiego Marques (-60kg), e o bronze por Harlley Arruda (-81kg).
“Nosso resultado é bastante positivo, primeiro pelo número de medalhas e também pelo o que os atletas fizeram dentro da competição. Acho que a gente está no caminho certo e o nosso maior objetivo é o Mundial no mês de novembro, em Portugal”, avaliou o técnico Alexandre Garcia.
Um dos destaques do campeonato foi Luan Pimentel. O judoca dos leves derrotou todos os adversários e conquistou a sua primeira medalha de ouro fora do país. O sul-matogrossense é uma das apostas da seleção brasileira para este ciclo e se destacou nas últimas etapas Grand Prix Infraero.
“Foram lutas bem duras, mas estava num dia bom, bem treinado. Consegui aproveitar bem o que a gente fez nas fases de treinamento com o sensei Garcia e o sensei Jaime, então deu tudo certo hoje e foi o meu dia”, comemorou Luan Pimentel.
Outro ponto de destaque na competição foi o desempenho na luta de solo. Quando o combate ia para o chão, os brasileiros demonstravam técnica apurada no Ne Waza e muitas vitórias foram conquistadas por imobilização.
“A gente está fazendo um trabalho específico no chão. Estava comentando com o Jaime (Bragança, também técnico da seleção) que a gente precisa trabalhar mais isso para os adversários saberem que a gente tem essa marca registrada. Caiu naquela posição, eles fazem aquela passagem, e eles fazem bem. Estamos conseguindo colocar isso em prática, foi muito importante e estamos conseguindo trilhar esse caminho”, destacou Garcia.
Os judocas passaram ainda por um período de três dias de treinamentos com os outros atletas que estiveram na competição e chegaram ao Brasil nesta quinta.
Foto: Tadeu Casqueira/CBDV
Texto: Comunicação CBDV