Judô Rio conquista dois ouros e duas pratas no Campeonato Pan-Americano Sub 13
Júlia Mendonça (42kg/Equipe Léo Lima de Judô) e Lorenzo Strahsburg (+52kg/JC Instituto Reação) foram campeões e Renzo Machado (31kg/Judô Fragoso) e Sara Silva (38kg/Equipe Léo Lima de Judô) ficaram com a prata. Disputas foram realizadas na última sexta, 16, e Brasil foi ao pódio 23 vezes em Guaiaquil
O Judô Rio foi muito bem no Pan-Americano Sub 13, disputado na última sexta, 16, em Guaiaquil, no Equador. Dos seis representantes da FJERJ, cinco chegaram à disputa de medalhas, sendo quatro na decisão da categoria. Assim, os jovens judocas voltam pra casa com dois ouros com Júlia Mendonça (42kg/Equipe Léo Lima de Judô) e Lorenzo Strahsburg (+52kg/JC Instituto Reação) e duas pratas com Renzo Machado (31kg/Judô Fragoso) e Sara Silva (38kg/Equipe Léo Lima de Judô). Vinícius Meireles (34kg/Equipe Léo Lima de Judô) ficou na quinta colocação.
Júlia venceu quatro lutas – Dakota Sanzana (CAN), Natalia Rojas (COL), Emily Guillen (ECU) e Daniela Leandro (MEX) – para chegar ao título da categoria. Já Lorenzo fez uma menos, vencendo Christopherd Galvis (COL), Javier Abril (ECU) e Francisco Gonzalez (ARG) para garantir o ouro.
Com apenas uma derrota, Renzo e Sara tiveram desempenho semelhantes. Ele conseguiu vitórias sobre Juan Osorio (COL), Ivan Arteaga (ECU) e Alan Salguero (USA), mas numa revanche do Brasileiro Sub 13, acabou derrotado por Wellington Santos na decisão. Já Sara passou por M. Jimenez Fischer (PAN), Carmen Ferrin (ECU) e Helen Cuesta, mas na final foi derrotada por Nicole Cancela (USA).
Vinícius também chegou à disputa por medalhas, mas foi derrotado na luta do bronze por Naun Ochoa, do Equador. Renan Nascimento (52kg/Academia Body Place) foi derrotado na estreia por Luis Pariche, da Venezuela.
O Brasil manteve a hegemonia continental na competição subindo ao pódio 23 vezes, sendo 10 medalhas de ouro, seis de prata e sete medalhas de bronze. A comissão técnica da Confederação Brasileira de Judô é formada pelos técnicos Douglas Potrich e Marcus Agostinho, treinadores da seleção juvenil nas categorias de base da CBJ, além dos técnicos convidados, Thiago Valladão (SP) e Clara Borges (RN). Thiara Bertolli e Karina Xavier chefiam a delegação.
Confira abaixo todos os medalhistas do Brasil no Pan Sub 13 Guaiaquil 2018, com destaque para os representantes do Time Judô Rio.
OURO
CHIAO, Talita (28kg)
ARGEMI, Maria (34kg)
MENDONÇA , Julia (42kg/Equipe Léo Lima de Judô)
RAMOS, Vivian (47kg)
SILVA, Aline (52kg)
STRAHSBURG, Lorenzo (+52kg/JC Instituto Reação)
ARAUJO, Carlos (28kg)
SANTOS, Welington (31kg)
NOBREGA, Bruno (42kg)
KIWADA, Caua (52kg)
PRATA
SANTANA, Juliana (+52kg)
YOKOYAMA, Daniela (34kg)
SILVA, Sara (38kg/Equipe Léo Lima de Judô)
MACHADO, Renzo (31kg/Judô Fragoso)
SCHIER, Francisco (42kg)
RIBEIRO, Lucas (52kg)
BRONZE
SILVA, Gabriela (+52kg)
CHIES , Larissa (31kg)
FUCHS, Sofia (31kg)
SOUZA, Andressa (52kg)
TRENTIN, Antonio (+52kg)
SILVA, Marcos (34kg)
PIRES, Gabriel (38kg)
Confira as súmulas aqui