Guilheme Paiva representa Time Judô Rio e Judô Para Todos em reunião na CBJ

Atletas do segmento e do judô paralímpico, além do presidente e treinador Jucinei Costa, foram recebidos por Silvio Acácio Borges na véspera do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


Nesta quinta-feira, 03, é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e, para comemorar uma data tão especial, a Confederação Brasileira de Judô recebeu a visita de grandes atletas do judô Paralímpico e do Judô Para Todos. A comitiva liderada pelo multicampeão paralímpico e lenda do Judô, Antonio Tenório, foi recebida pelo presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, na sede da Confederação, no Rio de Janeiro, na quarta-feira, 04. O Time Judô Rio foi representado pelo atleta Guilherme Paiva (SION) e pelo presidente da FJERJ e treinador paralímpico Jucinei Costa.

Além deles, participaram do encontro o campeão mundial de Judô Para Todos, João Victor Ferreira, ouro em 2017 no Mundial de Judô para pessoas com deficiência intelectual; e o judoca paralímpico paraense Melquíades Miranda do Nascimento, além de familiares dos atletas.

O Time Judô Rio e a CBJ apoiam e reconhecem o Judô Para Todos como uma importante ferramenta educacional e de inclusão social de pessoas com deficiência (PCD). Diversos estudos já demonstraram que a prática do judô contribui de maneira relevante para o desenvolvimento de jovens e crianças PCD. Portanto, hoje e sempre, é dia de incentivar e celebrar a inclusão e dar um #IpponNoPreconceito. 

A FJERJ é pioneira do Judô Para Todos no Brasil, tendo participado de competições internacionais em todos os segmentos – Paralímpico, Surdolímpico, Special Olympics e Judô For All. O Judô competitivo mesmo de forma adaptada possibilita a integração com o outro e estimula não apenas o desenvolvimento físico, mas também proporciona o aumento da autoestima, o controle da ansiedade e do medo, além de desenvolver a parte intelectual e sócio-afetiva dos praticantes.

O dia internacional das pessoas com deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1992, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela inclusão das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural.

Deixe uma resposta