Giovanna Santos, do Flamengo e Time Judô Rio, é campeã do Aberto de Cordoba

Judoca do peso-pesado venceu as três lutas que fez na competição, duas contra a mesma atleta, sendo uma na poule e uma na final, por ippon. É a segunda medalha no Circuito Mundial esse ano


Giovanna Santos, atleta do Flamengo e do Time Judô Rio, confirma a cada nova competição internacional o status de grande promessa do judô brasileiro. Neste fim de semana, foi campeã do Aberto Pan-americano de Cordoba, na Argentina, vencendo as três lutas que fez na competição por ippon. Com isso, ela soma importantes pontos para o Brasil no ranking continental que é classificatório para os Jogos Pan-americanos Santiago 2023.

“Quem estiver liderando o ranking deve ser o convocado para os Jogos. A Bia está bem na minha frente na pontuação, mas não dá pra ter certeza de quem vai. Claro que é um sonho meu ir para os Jogos Pan-americanos, como é de qualquer atleta. Ficaria muito feliz se isso acontecesse. É seguir trabalhando para aproveitar as oportunidades, disse Giovanna.

Como a categoria pesado feminina só teve três atletas inscritas, a competição foi feita em forma de rodízio, com as duas atletas que venceram lutas se classificando para uma final. Giovanna fez a primeira luta com Brisa Suarez, da Argentina, e conseguiu o ippon com apenas 11 segundos de luta. Depois enfrentou Amanda Bredeston, também da Argentina, que também havia derrotado Suarez, e conseguiu o ippon com 36 segundos. Na decisão contra a própria Amanda, a luta foi um pouco mais estudada, mas Giovanna conseguiu outro golpe perfeito no minuto final do combate para conquistar o ouro da competição.

“Foi um pouco estranho. Estamos acostumados de quando só tem duas atletas na chave, ter que fazer a melhor de três. Mas nessa competição teve a poule e a final. Independentemente de ter vencido ela na poule, ia valer o resultado só da final. Na luta, ela (Amanda) trocou a base para tentar mudar o placar, mas eu aproveitei e entrei o osoto-gari de esquerda. Tive uma visão boa da luta e isso foi importante”, analisou a judoca.

Essa foi a segunda medalha seguida dela no Circuito Mundial, que já havia conquistado o bronze no Grand Prix de Upper, na Áustria. “Estou muito feliz, de cada vez mais estar subindo um degrau e conseguindo amadurecer e evoluir nas competições internacionais”, completou Giovanna.

Deixe uma resposta