Flávio Canto é Embaixador do Clima pela FIJ em campanha contra o aquecimento global

Fundador do Instituto Reação ao lado de Geraldo Bernardes, medalhista olímpico foi escolhido junto à judoca austríaca Sabrina Filzmoser


O aquecimento global é uma das principais, mais perigosas e preocupantes ameaças que rondam o planeta terra a longo prazo. Os episódios climáticos decorrentes do processo de aumento da temperatura dos oceanos e da atmosfera impactam diretamente na vida de todos os seres humanos. Entretanto, a filosofia do Judô não nos deixa desistir de lutar por uma maior conscientização humana sobre como combater esse fenômeno.

Buscando espalhar mensagens de esperança, o medalhista olímpico brasileiro Flávio Canto se juntou à Federação Internacional de Judô e foi nomeado um dos “Embaixadores do Clima” da instituição. Ao lado da medalhista mundial austríaca Sabrina Filzmoser, os judocas se unem à FIJ para compartilhar mensagens de ajuda para salvar o planeta.

“Como judoca, todos nós fomos criados com base em princípios que levamos para nossas vidas fora dos tatames. O Judô se trata de respeito e convivência com os outros e com o planeta. Temos todo um continente de plástico jogados nos oceanos, matando a vida marinha e extinguindo espécies. Devemos mudar o que temos feito. Junte-se a nós no desafio mais importante da nossa geração”, descreveu o judoca brasileiro para o site da FIJ.

Desde sua aposentaria, Flávio Canto tem trabalhado incansavelmente para proporcionar melhores oportunidades para jovens carentes do Brasil. Por meio do Instituto Reação, o judoca permite que crianças e adolescentes ingressem no Judô e melhorem suas vidas com os ensinamentos aprendidos a partir da prática da modalidade. Sua proposta é utilizar o esporte como instrumento educacional e de transformação social, formando faixas pretas dentro e fora do tatame no Instituto Reação.

Diversos jovens serão convidados a participar de um evento especial organizado pela FIJ, voltado para o tema. Em 2019, como comemoração ao Dia Mundial do Judô, a entidade, junto à comunidade do Judô, plantou 6.000 árvores em todo o mundo, como parte de sua campanha de preservação ambiental.

“Como judoca, sabemos como lutar pelos nossos sonhos, indo além da lua e visando mais longe do que as estrelas mais brilhantes. Todos nós temos o dever de lutar pelo nosso planeta”, acrescentou Sabrina Filzmoser, na campanha.

A ação da Federação Internacional junto aos embaixadores visa destacar a importância de adotar medidas de preservação, começando pela educação. Ao ensinar as crianças e adolescentes que eles também podem agir pelo meio ambiente, realizamos um importante ato cívico de conscientização em massa.

“A FIJ está empenhada em contribuir para a luta global contra as mudanças climáticas. Como signatários da estrutura de Ação do Esporte para Mudanças Climáticas das Nações Unidas, estamos determinados a educar os jovens e aumentar a conscientização em todos os níveis e em todos os cantos do mundo. Utilizando o poder educacional do judô, temos a certeza de que podemos alcançar muitos judocas”, descreveu o presidente da entidade, Marius Vizer.

“Sabrina Filzmoser e Flavio Canto são bem conhecidos por sua paixão e envolvimento em muitos projetos sociais e, portanto, estou convencido de que serão um bom exemplo para seus colegas atletas, para judocas e fãs de judô em todo o mundo.”

Fonte: Federação Internacional de Judô

Deixe uma resposta