FJERJ apresenta Judofinho, mascote do Time Judô Rio

O Golfinho Judoca fez a alegria da criançada e do público presente à Arena da Juventude neste domingo, durante a 3ª etapa do Circuito Hajime

* por Diano Massarani

Neste domingo, 7 de agosto, durante a 3ª etapa de 2022 do Circuito Hajime, a FJERJ apresentou o mais novo integrante do Time Judô Rio: Judofinho, o Golfinho Judoca. E com a alegria e o afeto que são típicos dos golfinhos, a mascote comandou a festa na Arena da Juventude, divertindo tanto as crianças de idade quanto aquelas que já são pais, mães, tios, tias, avós e avôs, mas ainda possuem um coração infantil. Um dos nomes mais atuantes na criação de Judofinho foi o próprio presidente da FJERJ, Jucinei Costa, que comentou sobre os valores simbolizados pela mascote:

“Com certeza uma das principais motivações para a criação do Judolfinho foi retribuir a alegria que as crianças sempre levam aos nossos eventos. No entanto, a escolha de um golfinho como símbolo vai muito além da aparência amável deste animal. Em primeiro lugar, se o Judô é conhecido como a Arte Suave, poucos animais são tão suaves quanto os golfinhos. Além disso, entre as principais características dos golfinhos estão receptividade, harmonia e cooperação, valores que não apenas se encontram na essência do Judô como têm sido pilares da FJERJ durante toda sua trajetória”, contou Jucinei Costa, lembrando ainda que o golfinho era o símbolo do Estado da Guanabara e, por isso, a Federação também o adotou quando de sua fundação, que completará 60 anos no próximo dia 9 de agosto.

Quem não escondeu a animação por ver Judofinho “ganhar vida” foi o idealizador da mascote, Marcelo Moskão, que comentou um ponto central do processo de criação: “Fiquei pensando muito como encontrar uma mescla entre a suavidade dos golfinhos e o espírito de luta dos judocas. Eu precisava que o golfinho transparecesse um olhar bom e agradável, mas tinha que ter expressão de um judoca, de um lutador”, revelou o artista, que confessou ter tido uma inspiração a mais durante o ato de criação: “Minha filha, que nasceu há praticamente um mês, tinha acabado de receber alta da UTI quando eu recebi o pedido para criar a mascote dos senseis Jucinei Costa e Leonardo Lara. Fiz os desenhos com ela no colo”.

Um capítulo à parte da criação da mascote foi a escolha de seu nome, que agitou os corredores e as mídias sociais da FJERJ. Inicialmente, a apresentação de um desenho motivou uma chuva de sugestões de nomes, dentre os quais quatro foram escolhidos, pela repercussão gerada, para participar da primeira etapa da eleição, que terminou com o seguinte resultado: Golpinho (5%), Jigorolfinho (10%), Judofinho (42%) e Dorufin (43%). Posteriormente, um 2º turno foi realizado e Judofinho venceu a eleição recebendo 65% dos votos, contra 35% de Dorufin.

A 3ª etapa do Circuito Hajime, evento que objetiva incentivar a entrada de judocas no cenário das competições, teve início no sábado, com as disputas nas classes Sub-18 e Dangai. No domingo, ocorreram os combates das classes Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15, além de aulões com atividades lúdicas para crianças de 4 a 6 anos. Vale lembrar que o fim de semana na Arena da Juventude, no Parque Olímpico de Deodoro, ainda contou com mais dois eventos promovidos pela FJERJ: a Seletiva para o Campeonato Brasileiro Sub-21 e o Campeonato Estadual por Equipes.

Deixe uma resposta