Com três ouros, Time Judô Rio é campeão geral do Brasileiro Sub 21 Feminino

Thayná Lemos (52kg/Instituto Reação), Duda Diniz (63kg/Flamengo) e Luana Carvalho (70kg/Umbra-Vasco) brilharam e foram campeãs em suas categorias


Não tem outra palavra para definir a não ser SHOW. O Time Judô Rio brilhou no Campeonato Brasileiro Sub 21 Feminino, disputado nesta quarta-feira, 20, em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, e deu o título de campeão geral à FJERJ. E a conquista só possível graças aos ouros de Thayná Lemos (52kg/Instituto Reação), Duda Diniz (63kg/Flamengo) e Luana Carvalho (70kg/Umbra-Vasco) em chaves muito duras. Todas as medalhistas garantiram vaga na disputa da Seletiva Olímpica – Projeto Paris 2024 no final do ano e vão em busca da vaga na seleção principal em 2022. Se seguirem atuando conforme foram no Brasileiro Sub 21, as chances são grandes.

“As meninas da equipe carioca Sub 21 realmente deram um show, tanto no que se refere à disciplina, quanto no que se refere ao desempenho esportivo, como atletas! Deram o seu melhor e o resultado veio. Elas mereciam o lugar mais alto do pódio por todo a dedicação aos treinos, foram incansáveis. Sou muito grata à FJERJ por me convocar como técnica e poder auxiliar da melhor forma possível a todas, junto com o meu colega e técnico Vinícius Morato”, disse a técnica-chefe da delegação Stefanie Miranda, que teve a responsabilidade de representar o Time Judô Rio no alto do pódio, como fez outras tantas vezes como atleta.

“Minha estreia como técnica da delegação! A sensação (de estar no alto do pódio) é maravilhosa, mas de uma forma diferente. Estar do outro lado, como técnica, é um mix de sentimentos que eu ainda não havia sentido. Foi muito bom, estou realmente muito feliz! E como fui a única mulher no pódio, foi muito boa essa sensação”, destacou a treinadora.

A festa do Time Judô Rio começou na categoria meio-leve. Thayná venceu Letícia Sarubbi (MS), Keyce Silva (AM), Fernanda Santos (SP) e Michelly Silva (PI) para chegar à decisão contra Isadora Abreu (RS), que também não foi páreo para a carioca que buscava o sonho do título brasileiro.

“A medalha é resultado de um trabalho muito duro. Fiquei em segundo lugar na Seletiva que disputei depois que tive meu filho. Quando voltei a treinar bem, veio a pandemia e adiou tudo. Pensei: mais uma coisa para acabar com meu objetivo de ser campeã brasileira. Mas quando tive uma nova chance, treinei bastante para chegar até aqui. Essa medalha é símbolo da felicidade. Não sei nem como descrever”, disse Thayná.

À tarde, foram mais duas medalhas douradas. Maria Eduarda Diniz, reforço da equipe do Flamengo para 2021, estreou com vitória sobre Beatriz Santos (BA). Depois passou por Maria Sabbo (MS), Kayla Macêdo (PI) e, finalmente, Sarah Silva (SP) na grande decisão da categoria meio-médio.

“Essa medalha é muito importante para mim. É o meu primeiro título no Júnior, o primeiro representando o Rio de Janeiro, o Flamengo, então tem um peso maior. Eu agora vou voltar ao clube, seguir treinando para repertir a conquista no ano que vem”, disse Duda.

Completando o dia dourado do Rio de Janeiro, foi a vez de Luana Carvalho, cria da Umbra-Vasco, derrotar Eduarda Rosa (RS) na decisão da categoria médio. A atleta que acaba de chegar do Mundial Sub 21 de Olbia, na Itália, com o bronze, passou também por Rakel Fabri (SE), Maria Schroll (SC) e Nathalia Arruda (MS).

“Está sendo um ano incrível, consegui conquistar tudo que eu almejei. Mas ainda não acabou, tem muita coisa pela frente. Estou garantida na Seletiva Olímpica no final do ano. Então, vou continuar treinando, trabalhando duro para conquistar essa vaga na seleção brasileira”, disse Luana.

A FJERJ comemorou o desempenho com três medalhas de atletas de diferentes agremiações, assim como foi no Mundial Sub 21.

“Conquistamos o título geral estando com apenas seis atletas e conseguindo ouros com jovens talentos de três clubes diferentes. Isso mostra a retomada da tradição do Judô do Rio de Janeiro, de grandes conquistas, graças aos seus talentos e aos professores que trabalham muito lapidando essas joias. Parabéns à todos os atletas, treinadores e clubes”, disse o diretor-técnico Leonardo Lara.

A peso-pesado Victoria Campos foi derrotada por Ana Damasceno (MG), venceu Fernanda Aquino (AM) na repescagem, mas acabou não resistindo à Emilly Santos (PR) na disputa do bronze e ficou na quinta colocação. O Time Judô Rio foi representado ainda por Rafaela Batista (48kg/Instituto Santa Cruz) e Beatriz Comanche (57kg/Umbra-Vasco) que não chegaram à disputa por medalhas. Eliza Ramos (78kg/Flamengo) também estava convocada, mas não disputou a competição porque se lesionou em um treino depois do Mundial Sub 21.

O próximo desafio do Time Judô Rio é o Brasileiro Sub-21 Masculino, que será disputado de 08 a 10 de novembro, também na arena no Hotel Colonial Plaza, em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. Os convocados são:

Ligeiro: Ryan da Conceição (Associação Nagai)
Meio-leve: Tales Leandro (Instituto Reação)
Leve: Gabriel Falcão Lira (Instituto Reação)
Meio-médio: Kauan Santos (Flamengo)
Médio: Augusto Araújo (Umbra/Vasco)
Meio-pesado: Daniel Nazaré (Flamengo)
Pesado: Yuri Santos (Umbra/Vasco)

Confira abaixo as imagens do Brasileiro Sub 21 Feminino

Deixe uma resposta