Com quatro atletas do Time Judô Rio, Brasil leva o bronze no Mundial por equipes mistas
Nas disputas individuais, David Moura chegou ao bloco final, mas terminou na sétima colocação
Este domingo, 1º de setembro, marcou o último dia do Mundial de Judô, em Tóquio, no Japão. E o Brasil brilhou na disputa por equipes mistas, conquistando o terceiro bronze na competição. Atletas do Time Judô Rio, Rafaela Silva, David Moura, Jeferson Santos Junior e Tamires Crude participaram da campanha e representaram a FJERJ no pódio da competição.
Nas oitavas de final, o selecionado brasileiro começou perdendo por três lutas a zero, contra a Alemanha. Porém, quatro vitórias seguidas garantiram o triunfo sul-americano. Rafaela Silva derrotou Theresa Stoll nas punições e assegurou a segunda vitória da sequência.
O adversário nas quartas de final foi o Azerbaijão. Com quatro lutas a uma, o Brasil avançou sem sustos. Rafaela venceu o terceiro combate para o time brasileiro, ao aplicar um ippon em Gultaj Mammadaliyeva.
Já nas semifinais, o Brasil perdeu por 4×0 para o Japão. David Moura foi superado por Kokoro Kageura, e Rafaela Silva acabou derrotada por Tsukasa Yoshida.
Na disputa pelo bronze, triunfo brasileiro por 4×2 contra a Mongólia. Rafaela conquistou a segunda vitória do duelo, ao vencer Enkh-Otgon Losol nas punições.
No sábado, no encerramento das disputas individuais, David Moura derrotou o saudita Rakan Zaidan e o esloveno Vito Dragic por ippon, nas lutas preliminares, da categoria +100kg.
Já nas quartas de final, o brasileiro foi superado pelo sul-coreano Minjong Kim, também por ippon. Na repescagem, David perdeu para o holandês Roy Mayer e ficou na sétima colocação do torneio.
Antes, Rafaela Silva havia garantido uma medalha para o Brasil, com o terceiro lugar na categoria leve. A outra medalha do Brasil foi de Mayra Aguiar, no meio pesado.
Créditos das imagems: Rafal Burza / CBJ