Com ouro de Victoria Frade, Judô Rio ganha 4 medalhas na Copa Europeia Sub-18 de Coimbra
Além do triunfo da judoca do Reação, Victor Hugo da Silva (Umbra-Vasco) e Ana Soares (Reação) levaram a prata e Ruan Vasconcelos (Flamengo) ficou com o bronze
* por Diano Massarani
A nova geração do Judô Rio voltou a demonstrar seu potencial no último fim de semana, dias 25 e 26 de maio, ao conquistar 4 medalhas na Copa Europeia Sub-18 de Coimbra (Portugal), evento que contou com a participação de 539 competidores, de 23 países e 4 continentes.
O grande destaque ficou por conta do ouro de Victoria Frade (57kg), do Judô Comunitário Instituto Reação. Ana Soares (+70kg), também do Reação, e Victor Huga da Silva (55kg), da Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama, levaram a prata, enquanto Ruan Vasconcelos (73kg), do Clube de Regatas do Flamengo, faturou o bronze.
A jornada de Victoria Frade sobre os tatames começou com vitórias sobre Isabel Torres Ibarcena (Espanha) por waza-aria, Martina Capezzuto (Itália), por ippon, e Giorgia Frosoni (Itália, também por ippon. Na semifinal, a adversária foi Talyana Abdallah (França) e o resultado foi uma nova vitória por waza-ari. Por fim, a grande decisão foi contra a compatriota Aline Santos, e Victoria Frade venceu por waza-ari no Golden Score.
Contando os 4 pódios dos representantes do Judô Rio, a Seleção Brasileira Sub-18 somou 21 medalhas em Coimbra, sendo 5 de ouro, 5 de prata e 11 de bronze, números que a colocaram como a maior medalhista e em 2º lugar na tabela de classificação, atrás apenas do Uzbequistão (6 ouros, 2 pratas e 2 bronzes).
Crédito das imagens: Paulo Porfírio / EJU