Com nomes de peso dentro e fora dos tatames, 16ª Copa Rio Internacional de Judô começa

Paulo Wanderley, presidente do COB, Silvio Acácio Borges, presidente da CBJ, além dos medalhistas olímpicos Flávio Canto e Rafaela Silva, foram alguns dos nomes históricos do judô nacional presentes ao Velódromo, no Parque Olímpico da Barra, neste sábado, 23


Confirmando o que se prometia, o início da 16ª edição da Copa Rio Internacional de Judô foi marcado pela tradição, prestígio e excelência. Além dos combates de altíssimo nível nas classes Sub-18, Sub-21 e Sênior, com a presença de diversos atletas de seleção ou com passagem recente pelas maiores competições de alto rendimento e de base, a presença de nomes históricos do judô nacional deu o tom na Abertura da competição, neste sábado, 23, no Velódromo, do Parque Olímpico da Barra.

Foi um dia de muitas homenagens, começando pela comemoração dos 60 anos da FJERJ. O presidente Jucinei Costa entregou placas comemorativas aos ex-presidentes Ney Wilson e Francisco Grosso. Também foram lembrados alguns dos grandes nomes que construíram a história de sucesso do Time Judô Rio, sejam eles olímpicos ou paralímpicos. Entre eles estão Flávio Canto, Frederico Flexa, João Gabriel Schilitler, Luiz Virgílio, Marcel Aragão, Patrícia Bevilacqua, Rafaela Silva, Rosicleia Campos, Sebastian Pereira, Sérgio Sano e Victor Penalber entre os que disputaram Jogos Olímpicos e Roberto Julian e Eduardo Paes nos Paralímpicos.

Grandes autoridades também estiveram presentes. Na mesa de honra, estiveram sentados, além de Jucinei, do vice Jeferson Vieira e do diretor-técnico Leonardo Lara, os presidentes do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley Teixeira, e da Confederação Brasileira de Judô, Silvio Acácio Borges, que discursaram durante a Cerimônia de Abertura e destacaram a importância do evento no cenário do judô nacional.

Dentro dos tatames, a maioria dos atletas de seleção confirmaram o favoritismo. No Sub 18, destaque para Thayssa Assis (44kg/Instituto Reação) e para Jesse James Barbosa (90kg/Umbra-Vasco), que foi campeão no Sub 18 e no Sub 21. Também entre os juniores, Rafaela Batista (52kg/Instituto Santa Cruz), na categoria de cima, Beatriz Comanche (57kg/Umbra-Vasco), Kauan dos Santos (81kg/C.R.Flamengo) e Gabriel Santos (+100kg/Instituto Reação).

No Sênior, Julio Koda Filho (73kg/Minas), Tiago Pinho (81kg/Sogipa), Gustavo Assis (90kg/Instituto Reação), William Souza Júnior (100kg/Minas Tênis Clube), Juscelino Nascimento Jr. (+100kg/Minas Tênis Clube), Eduarda Francisco (48kg/Instituto Reação), Thayná Lemos (52kg/Instituto Reação), Jéssica Pereira (57kg/Instituto Reação), Rafaela Silva (63kg/Clube de Regatas Flamengo), Danielle Karla Oliveira (70kg/Flamengo) e Millena Silva (78kg/Minas), todos com passagens pelas seleções principais ou de base, foram campeões. E para afirmar o caráter internacional da competição, o argentino Ignácio Freggiaro ficou com o bronze na categoria 60kg.

Entre os clubes, vale destacar o título do Minas no Sênior, do Flamengo, no Sub 21 e do Instituto Reação, no Sub 18. A competição chega ao final neste domingo, 24,  com as lutas das classes Veteranos, Sub-13 e Sub-15.

A Copa Rio
A Copa Rio Internacional de Judô, realizada pela FJERJ, que completa 60 anos de história em 2022, já recebeu milhares de competidores ao longo dos seus 15 anos, com o recorde de mais de 3000 participantes em uma única edição. Entre eles, estiveram grandes ícones do judô brasileiro como Aurélio Miguel, Carlos Honorato, Flavio Canto, Rogério Sampaio e Tiago Camilo.

A 16ª edição conta com 1188 inscrições, de 1094 atletas, de 138 clubes, de 20 Estados e do Distrito Federal e um atleta da Argentina. Entre os clubes, destaques para agremiações tradicionais como Minas Tênis Clube (MG), Sogipa (RS), Grêmio Náutico União (RS) e Clube do Remo (PA), para clubes formadores de grandes atletas como Marques Guiness (DF) e ADPM São José (SP) e para times de grandes atletas como David Moura (MT) e Nacif Elias (ES), além dos principais clubes do Rio.

As Federações com atletas representados são, além do Rio de Janeiro, Distrito Federal, São Paulo, Ceará, Maranhão, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Amazonas, Pará, Santa Catarina, Goiás, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Roraima, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Tocantins.

A 16ª Copa Rio Internacional de Judô é realizada pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ). O evento conta com parceria do Departamento de Gestão de Instalações Esportivas (DGIE) para utilização do Velódromo, do Parque Olímpico da Barra, e com chancela da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

Deixe uma resposta