FJERJ realiza o primeiro curso de formação de árbitros de 2023

Evento ocorreu no último sábado, 20 de maio, no bairro de Campo Grande e contou mais de 50 inscritos
* por Diano Massarani

Um dos orgulhos da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro é o seu prestigiado quadro de árbitros, que conta com os senseis Gilmar Dias (Árbitro Internacional FIJ A), Augusto Eduardo Ramos (Árbitro Internacional FIJ A), Chuno Wanderlei Mesquita (Árbitro Internacional FIJ A), Marcelo José Colona (Árbitro Internacional FIJ A), Bruna Neves Medeiros (Árbitro Continental FIJ B) e Glaudson Azevedo (Árbitro Continental FIJ B), apenas para mencionar os integrantes da Comissão de Arbitragem. E para que este prestígio se mantenha no futuro, a FJERJ investe na formação de árbitros através de cursos, como o que ocorreu no último sábado, 20 de maio, na Escola Rural São Vicente de Paula, no bairro de Campo Grande. Ao todo, foram 53 inscritos, que participaram das atividades ministradas pelo sensei Jéferson Vieira, Árbitro Olímpico FIJ A e vice-presidente da FJERJ:

“Neste curso, nós apresentamos aos participantes tudo o que é preciso para ser um árbitro. Ensinamos desde a movimentação e gesticulação até a análise de penalidades e quedas pelo ponto de vista de um árbitro. O curso tem um total de 8h de duração e é dividido em duas partes: uma teórica, no turno da manhã, e uma prática, no turno da tarde. Após a conclusão do curso, vale ressaltar que o participante ainda não está formado como árbitro. É necessário realizar um estágio de 8 dias de competições oficiais da Federação onde será avaliado pela Comissão de Arbitragem”, detalhou o sensei Jéferson Vieira.

O calendário da 2023 da FJERJ ainda reserva data para mais um curso de formação de árbitros, a ser realizado no segundo semestre do ano. Veja, abaixo, uma galeria de imagens do evento em Campo Grande.

Deixe uma resposta