Com homenagem às favelas do Brasil na faixa, Matheus Abreu é campeão do Pan-Americano e Oceania Sub-18

Antônio Neto faturou a prata. Atletas do Time Judô Rio e do Instituto Reação ajudaram o Brasil a ser o campeão geral da competição


Depois de mais de dois anos sem competir internacionalmente, o judô Sub-18 brilhou no Campeonato Pan-Americano e Oceania, disputa neste sábado, 09/04, em Lima, no Peru. Foram 14 medalhas de 16 possíveis, sendo duas do Time Judô Rio. Matheus Abreu (81kg/Instituto Reação) ficou com o ouro, enquanto Antônio Neto (73kg/Instituto Reação) faturou a prata. E Matheus chamou a atenção por uma homenagem em sua faixa. Ele bordou a palavra FAVELA em seu cinturão e dedicou essa vitória a todos que lutam todos os dias para sobreviver apesar das condições.

“A ideia é sempre representar todo mundo de todas as comunidades. Sou da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. É pra mostrar que todo mundo que vem das favelas do Rio de Janeiro, de outras cidades, do mundo, podem vencer também”, explicou o jovem judoca, que também analisou a própria exibição. “Fiz uma boa competição, fiz tudo que eu treino e consegui subir no lugar mais alto do pódio”.

Matheus venceu Benjamin Galarreta, do Peru, por ippon nas quartas-de-final. Na semi, passou por Luis Pariche, da Venezuela, também com o golpe perfeito. Na final, vitória por wazaari sobre Aiden Cohen, dos Estados Unidos.

Antônio só parou na decisão. Na primeira luta, ippon sobre Nicholas Mcclifty, da Austrália. Na semifinal, uma luta dura, vencida na estratégia, contra o chileno Tomas Hernandez, que recebeu três punições. Mas na final, acabou sofrendo o ippon do canandense Lasha Tsatsalashvili.

Thayssa Assis (44kg/Instituto Reação) e Julia Mendonça (63kg/Associação Nagai) também estavam na competição. Thayssa foi derrotada por Natalia Odreman, da Venezuela, na primeira luta, se lesionou e não voltou para a disputa do bronze contra Joanne Dinh, dos Estados Unidos, acabando na quinta colocação. Já Julia sentiu uma lesão o ombro e não chegou a lutar.

O Brasil ainda conquistou ouros com Carolina Soares (40kg), Isabeli Barreto (48kg), Bianca Reis (57kg), Mary Silva (70kg), Emilly Santos (+70kg), Alexandre Albano II (90kg) e Vitor Fagundes (+90kg); pratas com Guilherme Coronetti (50kg), Calebe Santos (60kg), e Antonio Rocha (66kg); e bronze com Carlos Santos (55kg). O Pan Oceania Sub 18 teve 114 atletas, sendo 63 no masculino e 51 no feminino, de 12 nações diferentes.

Neste domingo, 10, será realizada a disputa do Campeonato Pan-Americano e Oceania Sub 21. A competição contará com 136 judocas, sendo 74 no masculino e 62 no feminino, de 15 países. O Time Judô Rio será representado por Ryan Conceição (60kg/Associação Nagai), Gabriel Falcão Lira (73kg/Instituto Reação), Kauan Santos (81kg/Flamengo), Maria Eduarda Diniz (63kg/Flamengo), Luana Carvalho (70kg/Umbra-Vasco) e Eliza Ramos (78kg/Flamengo).

Eliza Ramos (78kg), Luana Carvalho (70kg), Ryan Conceição (60kg) e Gabriel Falcão (73kg) estão entre os nomes mais conhecidos porque já rodaram o Circuito Mundial Sênior em 2021 e 2022. Eliza, Luana e Gabriel são os atuais campeões dos Jogos Pan-Americanos Sub-21 (Cali 2021). E Ryan e Luana, inclusive, lutarão também o Pan Sênior com a equipe principal nos dias 15 e 16 de abril, também em Lima. 

Deixe uma resposta