Time Judô Rio dá espetáculo no Campeonato Pan-Americano Sub-21 e conquista 5 ouros

Ryan Conceição (60kg), Maria Eduarda Diniz (63kg), Luana Carvalho (70kg), Gabriel Falcão Lira (73kg) e Kauan Santos (81kg) alcançaram o lugar mais alto do pódio. Completando a jornada inesquecível dos representantes da FJERJ, Eliza Ramos (78kg) ficou com a prata

* por Diano Massarani

Se um dos principais objetivos da FJERJ é fazer do Rio de Janeiro uma referência na formação de jovens judocas, os resultados do Campeonato Pan-Americano/Oceania Sub-21 deixaram evidente que o trabalho está no caminho certo. Neste domingo, 10 de abril, em Lima (Peru), nada menos do que cinco dos seis integrantes do Time Judô Rio na seleção brasileira ganharam a medalha de ouro: Ryan Conceição (60kg/Associação Nagai), Maria Eduarda Diniz (63kg/Flamengo), Luana Carvalho (70kg/Umbra-Vasco), Gabriel Falcão Lira (73kg/Instituto Reação) e Kauan Santos (81kg/Flamengo). E faltou muito pouco para que Eliza Ramos (78Kg/Flamengo), que terminou com a prata, também chegasse lá.

Na categoria Ligeiro, Ryan Conceição foi à final com ippons contra Raphael Gaanan (Canadá), Lucas Fernandez (Chile) e Oscar Morato (Colômbia). Depois, em uma decisão verde-amarela, Ryan superou Henrique Silva por um wazaari. “A competição foi mais dura do que eu pensava. Fiquei feliz de ter feito a final com um brasileiro e saber que nosso país está evoluindo bastante. Ser campeão aqui é muito importante para mim”, disse Ryan, logo após o triunfo, sem esquecer dos próximos desafios: “A vitória aqui não me deixa mais tranquilo para o Pan-Americano Sênior, já nesta semana. É o momento de seguir concentrado e focado”.

Ainda entre os homens, a noite vitoriosa de Gabriel Falcão na categoria Leve contou com dois ippons – sobre Ryan Koenig (Austrália) e Munkhjin Batdorrj (Canadá) – e um wazaari na final, contra Lasha Tsatsalashvili. Na categoria Meio-Médio, Kauan Santos não deu oportunidades a nenhum adversário e levou o título com quatro ippons sobre Diego Noguera (Paraguai), David Popovici (Canadá), Noah Nightingale (Austrália) e Diego Díaz (México).

No feminino, categoria Meio-Médio, Maria Eduarda Diniz, enfileirou ippons sobre Constanza Perez (Chile), Fiona Cuneo (Argentina) e Danielle Pekler (Estados Unidos), assim como fez Luana Carvalho na categoria Médio diante de Fernanda Robledo (México), Laurence Biron (Canadá) e Brenda Olaya (Colômbia). Fechando a gloriosa jornada do Time Judô Rio em Lima, Eliza Ramos levou a prata após vencer Maria Swan (Austrália) por ippon e perder para a compatriota Beatriz Freitas por wazaari.

Já contabilizados os cinco ouros e uma prata dos representantes do Time Judô Rio, a seleção brasileira conquistou um total de 11 ouros, 2 pratas e 2 bronzes no Campeonato Pan-Americano/Oceania Sub-21. Nos dias 15 e 16 de abril, Ryan Conceição e Luana Carvalho voltam aos tatames da capital peruana para o Campeonato Pan-Americano/Oceania da classe Sênior. Nesta competição, o Time Judô Rio também estará representado por Rafaela Silva (57Kg/Flamengo).

Deixe uma resposta