Com diretoria da FJERJ, Rogério Sampaio e atrações, Copa Rio tem cerimônia de abertura especial
A 15ª edição da Copa Rio Internacional de Judô começou pontualmente às 9h da manhã deste sábado, 31 de agosto, com a realização da Cerimônia de Abertura.
A mesa de honra foi composta pelo presidente da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, Jucinei Costa; pelo vice-presidente da FJERJ, Leonardo Lara; pelo superintendente da FJERJ, Jeferson Vieira; e pelos convidados Rogério Sampaio, diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil e campeão olímpico de judô nos Jogos Barcelona 1992; pelo cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Yoshitaka Hoshino; e pelo presidente da Federação Paulista de Judô, Alessandro Puglia.
“Tive a oportunidade de encontrar vários amigos, ex-adversários, os professores Carlos Hespaña e Oswaldo Simões. Minha formação foi no Estado de São Paulo, mas aqui no Rio sempre encontrei pessoas que me fizeram engrandecer no judô e na vida pessoal. Voltar aqui e ver o judô carioca tornando a trilhar o caminho do desenvolvimento é muito bom. A Copa Rio sempre mostrou a grandiosidade da modalidade no Rio de Janeiro e, por isso, é importante ter novamente uma competição que é uma referência no judô nacional. Hoje ainda mais, sendo realizada dentro de uma arena olímpica. O judô do Rio mais forte representa o judô brasileiro mais forte e é isso que a gente quer”, disse Rogério Sampaio.
“Esta é uma competição muito bem organizada. O judô brasileiro está em ascensão, como vimos recentemente no resultado dos Jogos Pan-americanos. Na minha opinião, seria muito interessante ter judocas japoneses participando de uma competição como essa porque seria um ótimo intercâmbio, elevaria o nível tanto do judô brasileiro quanto do japonês”, disse Yoshitaka Hoshino.
O hino nacional foi executado pela banda marcial Sementes do Futuro. A Associação Nikkei fez uma bela apresentação de taikô, seguida pela apresentação de “judô show” dos alunos da Escola Zareba de Judô. Uma cerimônia à altura da grandiosidade da Copa Rio.
“Temos muito orgulho da realização de mais uma Copa Rio, é um resgate da história dessa competição no judô brasileiro. O objetivo dela sempre foi dar uma oportunidade para os atletas que ainda não estão correndo o Circuito Mundial, que não chegam a disputar um Brasileiro, por exemplo, de ter um torneio de alto nível técnico e de organização para participar. Em 2019, tivemos um avança no número de participantes, tivemos parcerias firmadas com grandes marcas como Estácio, Adidas, Green Hill, dentre outras. Agradecemos todas as 22 Federações e 88 clubes que participam dessa 15ª edição da Copa Rio”, disse Jucinei.
O rei inicial foi dado pelo professor Luiz Yamate, 7º Dan, da Federação Espíritossantense de Judô.
Créditos das imagens: Flashsport/FJERJ