Com destaque para 3º ouro de Jéssica Pereira no 52kg, Judô Rio fatura 4 medalhas no Open de Lima
Samanta Soares (78kg) também conquistou o título da competição e Eduarda Francisco (48kg) e Yasmim Lima (52kg), melhor brasileira da categoria no ranking pan-americano, foram bronze
O Time Judô Rio foi bem no Open Pan-americano de Lima, disputado no último final de semana, última competição válida para o ranking pan-americano, classificatório para os Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Jéssica Pereira (52kg/Instituto Reação) e Samanta Soares (78kg/Instituto Reação) conquistaram o ouro, enquanto Eduarda Francisco (48kg/Instituto Reação) e Yasmim Lima (52kg/Instituto Reação) ficaram com o bronze. Esse foi o terceiro título de Jéssica desde que voltou à categoria meio-leve. Em junho, foi campeã da Seletiva Nacional Paris 2024 – Etapa IV e neste mês, além do Open de Lima, conquistou o Open da Bahia. A judoca comemorou a conquista em terras peruanas.
“Essa competição foi muito importante para começar a pontuar no ranking internacional e conhecer a categoria novamente. Eu não fui pensando nos Jogos Pan-Americanos, mas com a pontuação obtida nessa competição e no Open da Bahia, estou dentro da zona de classificação. Isso acendeu uma esperança de poder ser convocada para os Jogos Pan-Americanos. Agora vamos torcer e aguardar a convocação”, disse Jéssica, que passou por Judith Gonzalez (CHI), Yasmim Lima (BRA), Paulina Martinez (MEX) e Brillith Gamarra (PER) para ficar com seu segundo ouro no Tour Pan-Americano.
Jéssica, que foi vice-campeã mundial júnior na categoria, destacou a importância de ser faixa preta e sempre ter sido orientada por professores filiados à FJERJ e a CBJ, verdadeiros faixas-pretas. E, por isso, ela está desde o começo da prática da modalidade envolvida no sistema olímpico.
“Começar cedo a competir em torneios estaduais e nacionais é de extrema importância principalmente para quem tem o sonho olímpico como eu. É assim que fiquei sabendo de tudo que é necessário para participar das Olimpíadas”, comentou uma das representantes da já tradicional família Pereira de judocas.
“Já passei por alguns clubes os quais formaram a atleta que sou hoje e sou grata a todos. Comecei o judô no Vasco da Gama com os senseis Jomar Carneiro e Eduardo Pires. Depois fui do Flamengo e da Castelo Branco, acompanhando o meu sensei Jomar, que deu toda a base do meu judô. Agora estou no Instituto Reação, onde posso dizer que tenho a melhor equipe multidisciplinar que poderia ter, em que obtive os meus melhores resultados em competição. Agradeço a todos os senseis Geraldo Bernardes, André Silva, Victor Penalber, Raquel Silva, Daniel Loureiro e Márcio Ramalho por isso”, completou.
A medalha de ouro de Jéssica no Open de Lima valeu ainda 100 pontos no ranking mundial classificatório para os Jogos Olímpicos Paris 2024.
Outras medalhas importantes no Open de Lima
A melhor brasileira da categoria meio-leve no ranking pan-americano é Yasmim Lima, que perdeu nas quartas para Jéssica Pereira, mas recuperou-se com vitórias sobre Francine Echevarria (PUR) e Jennifer Ethiene (HAI) para sair de Lima com o bronze.
Para chegar ao ouro no Open de Lima, Samanta Soares bateu a brasileira Ariana Silva e a cubana Kaliema Antomarchi. Já Eduarda venceu a experiente Edna Carrillo (MEX), na primeira rodada, mas parou na colombiana Erika Lasso, na semifinal. Na luta pelo bronze, a brasileira bateu a cubana Zamarit Gregorio para conquistar a medalha.
Judocas do Time Judô Rio medalharam no importante Open da Bahia
Além das medalhistas no Open de Lima, o Time Judô Rio também está bem colocado com outros atletas que medalharam no Open da Bahia, disputado nos dias 08 e 09 de julho. Luana Carvalho (70kg/Umbra-Vasco), já garantida nos próximos Jogos Pan-americanos, Gustavo Assis (90kg/Instituto Reação) e André Humberto (100kg/Instituto Reação) conquistaram o ouro em Salvador e somaram importantes pontos para o ranking.
Outros atletas que medalharam no importante Open da Bahia foram Yasmim Lima (52kg), Thayane Lemos (57kg/Instituto Reação), e Samanta Soares (78kg/Instituto Reação), que conquistaram a prata e 300 pontos para o ranking. Entre os medalhistas de bronze, que somaram 200 pontos na competição, estão Ryan Conceição (60kg/Instituto Reação), Pedro Medeiros (81kg/Umbra-Vasco), Eduarda Francisco (48k/Instituto Reação), Thayna Lemos (52kg/Instituto Reação), e Gabrielle Ferreira (70kg/Instituto Reação).
+RESULTADO FINAL
Judocas do Time Judô Rio bem posicionados no ranking pan-americano
Rafaela Silva (57kg/Flamengo), lidera o ranking pan-americano, Giovanna Santos (+78kg/Flamengo) em 7º, Marcelo Gomes (90kg/Flamengo) em 8º, não medalharam nas duas últimas competições válidas para o ranking, mas estão na zona de classificação.
Já Gabriel Falcão (73kg/Instituto Reação) e Eliza Ramos (78kg/Flamengo), além de Luana, já estão classificados para Santiago 2023 por terem conquistado os Jogos Pan-americanos Júnior Cali 2021.
A Confederação Pan-Americana de Judô divulgou o Ranking Pan-Americano atualizado nesta segunda, 24, e o Brasil terá judocas na zona de classificação em todas as categorias. Caberá à comissão técnica da seleção brasileira de judô escolher os representantes do Brasil em Santiago 2023 nas categorias com dois ou mais ranqueados.