Cinco atletas do Judô Rio brilham na Seletiva Nacional e conquistam vaga na Seleção Brasileira
Jéssica Pereira (57Kg), Tamires Crude (63Kg), Samanta Soares (78Kg) e João Cesarino (+100Kg), do Instituto Reação, e Giovanna Santos (+78Kg), do Flamengo, venceram suas categorias e vão representar o Brasil em uma competição internacional
* por Diano Massarani
A temporada 2023 começou repleta de boas expectativas para o Judô Rio. Na 3ª etapa da Seletiva Nacional – Projeto Paris 2024, realizada nos dias 16 e 17 de janeiro, no SESI Vila Leopoldina, em São Paulo, cinco judocas de agremiações afiliadas à FJERJ foram campeões em suas categorias: Jéssica Pereira (57Kg), Tamires Crude (63Kg), Samanta Soares (78Kg) e João Cesarino (+100Kg), do Judô Comunitário Instituto Reação, e Giovanna Santos (+78Kg), do Clube de Regatas do Flamengo.
Com os triunfos, os judocas conquistaram uma vaga para representar o Brasil em uma competição internacional a ser realizada em fevereiro ou março, conforme decisão da comissão técnica da seleção brasileira. Na verdade, Jéssica Pereira, Giovanna Santos e João Cesarino fizeram uma dobradinha, pois também venceram suas categorias na Seletiva Nacional de novembro passado e, com isso, já tinham o direito de defender a seleção brasileira em uma competição internacional neste mês de janeiro. Cabe lembrar que Rafaela Silva (57Kg/Flamengo) já integra a seleção brasileira por ter atingido as metas de rendimento definidas pela CBJ em 2022.
Cheio de satisfação por mais um objetivo alcançado, João Cesarino comentou sobre seu desempenho nas disputas de segunda-feira, 26, pela Seletiva Nacional, e o que espera do futuro próximo: “Por ser início de ano e pela periodização do meu treino, ainda não estou 100%, mas foi tudo perfeito. Consegui fazer boas lutas, me senti bem fisicamente e tive uma recuperação boa ao longo do dia. Estou muito focado nas competições grandes para buscar pontuação internacional, e esta vitória é uma recompensa. Ela mostra que estou no caminho certo. Sei o quanto é difícil traçar este caminho até as Olimpíadas, mas saber que estou andando no trilho me dá muita alegria”, contou o peso pesado, de olho no Grand Prix de Portugal e no Grand Slam de Paris.
Além dos cinco campeões, o Time Judô Rio contou com outros seis atletas na fase final da 3ª etapa da Seletiva Nacional: Eduarda Francisco (48Kg/Reação), Thayná Lemos (52Kg/Reação), Yasmim Lima (52Kg/Reação), Luana Costa (63Kg/Reação), Danielle Oliveira (70Kg/Flamengo) e Gustavo Assis (90Kg/Reação).