Campeonato Mundial começa neste domingo com 4 representantes do Judô Rio

João Cesarino e Gabriel Falcão, do Instituto Reação, Rafaela Silva, do Flamengo, e Luana Carvalho, da Umbra-Vasco, estarão em ação em Doha
* por Diano Massarani

Chegou a hora do maior evento do calendário do Judô em 2023. De 7 a 14 de maio, Doha, no Qatar, será o palco do Campeonato Mundial, que receberá cerca de 700 atletas de 99 países e 5 continentes. A seleção brasileira estará presente com 18 judocas, sendo 4 deles do Judô Rio: João Cesarino e Gabriel Falcão, do Judô Comunitário Instituto Reação, Rafaela Silva, do Clube de Regatas do Flamengo, e Luana Carvalho, da Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama. Com três agremiações, o Rio de Janeiro é o único Estado com mais de uma equipe representada na delegação brasileira para o Mundial.

Um dos grandes nomes do Judô em todo o planeta, Rafaela Silva chega a Doha para defender o seu título de 2022 como a atual número 1 do ranking mundial na categoria Leve (57Kg). Em 2023, a temporada internacional de Rafaela conta com uma prata no Grand Prix de Portugal e um ouro no Grand Slam de Antalya. Ainda falando de Grand Slam, foram dois quintos lugares, nas etapas de Tel Aviv e Tbilisi, e uma participação em Paris.

A experiência internacional que o peso Pesado (+100Kg) João Cesarino está adquirindo em 2023 é sem tamanho. Só de etapas do Grand Slam foram nada menos do que cinco, com a melhor classificação sendo um quinto lugar em Tel Aviv. Quinto lugar também foi sua colocação no Grand Prix de Portugal. Esta frequência em importantes eventos do Circuito da IJF levou João ao 43º lugar do ranking dos Pesados.

Os pesos Médios Gabriel Falcão e Luana Carvalho foram convocados para participar das disputas por equipes mistas. Número 2 do mundo de sua categoria na classe Júnior, Gabriel Falcão fará em Doha sua primeira competição internacional de 2023, já que passou um período inativo por lesão. Por sua vez, Luana Carvalho, 32ª do ranking, vem de uma prata no Open Pan-Americano de Varadero (Cuba), após ter participado de duas etapas do Grand Slam e do Open Europeu de Varsóvia (Polônia) neste ano.

O sorteio das chaves do Campeonato Mundial será neste sábado, 6 de maio. De 7 a 13, serão realizadas as competições individuais, com cada dia promovendo uma categoria, tanto no masculino quanto no feminino, por ordem de peso. No último dia, 14, ocorrem as disputas por equipes mistas.

Deixe uma resposta