Brenda Freitas e Wilians Araújo representam o Time Judô Rio no Grand Prix Paralímpico de Nur-Sultã
Medalhistas de ouro na primeira etapa de 2022 do circuito, os judocas sobem aos tatames no domingo, 29 de maio
* por Diano Massarani
Nos dias 28 e 29 de maio, a cidade de Nur-Sultã, no Cazaquistão, promoverá a segunda etapa do Grand Prix Paralímpico de Judô de 2022, circuito organizado pela Federação Internacional dos Desportos para Cegos. A delegação brasileira chega ao evento com 13 judocas, dois deles representando o Time Judô Rio: Brenda Freitas (70Kg/J1) e Wilians Araújo (+90Kg/J1). E representando de maneira brilhante até o momento, pois ambos conquistaram o ouro na primeira etapa do circuito, realizada em abril, e, por isso, lideram o ranking mundial em suas categorias.
Às vésperas do evento, Brenda Freitas demonstra uma mistura de otimismo e serenidade: “Pensando luta a luta, vou dar o meu melhor para colocar em prática tudo que venho treinando, fazer uma grande competição e chegar ao pódio, que é o meu maior objetivo”. Já sonhando com as Paralimpíadas de 2024, Wilians Araújo também espera ter um excelente desempenho em Nur-Sultã: “Treinei bastante, estou me sentindo bem e minhas expectativas são as melhores. Vou dar o meu máximo para sair com o melhor resultado possível, conquistar muitos pontos no ranking mundial e, consequentemente, ficar cada dia mais próximo da minha vaga para os Jogos de Paris”.
Na categoria até 70Kg classe J1, Brenda Freitas estreará contra Renuka Narayan Salave (Índia), no domingo, 29 de maio. Companheiro de Brenda no Instituto Benjamin Constant (CEIBC/RJ), Wilians Araújo também subirá aos tatames no domingo, começando sua caminhada na categoria acima de 90Kg classe J1 contra o vencedor do duelo entre Ion Basoc (Moldavia) e Shiva Ragula (Índia). No horário de Brasília, as fases preliminares começam a partir de 1:00h e as finais, às 6:45h.