Gabriel Falcão vai representar o Brasil no Campeonato Mundial por Equipes

Judoca do Instituto Reação venceu Seletiva realizada nesta sexta, 28, e vai integrar a equipe mista nacional em Doha
* por Diano Massarani

O Judô Rio contará com mais um representante no maior evento do calendário internacional de 2023, o Campeonato Mundial de Doha, Qatar. Nesta sexta-feira, 28 de abril, Gabriel Falcão ganhou a Seletiva realizada no dojô do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, e será o judoca da categoria Leve (73Kg) na equipe mista brasileira no Mundial.

Devido ao corte por contusão do peso Leve Daniel Cargnin (SOGIPA), medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) organizou uma competição da categoria para selecionar o seu substituto na equipe mista brasileira, com a participação de judocas que chegaram à segunda fase das duas últimas Seletivas Nacionais.

Na etapa inicial da competição desta sexta, em sistema de rodízio, Gabriel Falcão venceu Jeferson Santos Júnior (Projeto Olhar Futuro), Jonas Ribeiro (E.C. Pinheiros) e Júlio Koda Filho (Minas Tênis Clube), perdendo para Vinicius Ardina (SESI-SP). Com isso, Falcão chegou à final em desvantagem contra Ardina, precisando de duas vitórias para se classificar para o Mundial. E as vitórias vieram com dois ippons!

“Esta foi uma semana muito intensa com os meus amigos lá no Reação. Agora, me sinto bastante preparado para o meu primeiro Mundial Sênior. Vamos para frente! Vamos ganhar esse Mundial!”, vibrou o judoca de apenas 19 anos, que já participou de duas edições do Campeonato Mundial de Juniores.

O Campeonato Mundial de Doha ocorrerá de 7 a 14 de maio, com o último dia reservado para as disputas por equipes mistas. Além de Gabriel Falcão, o Judô Rio também se fará presente com a peso Leve (57Kg) Rafaela Silva, do Clube de Regatas do Flamengo, e o peso Pesado João Cesarino (+100Kg), do Judô Comunitário Instituto Reação.

Deixe uma resposta