Aos 19 anos, Ryan Conceição chega à Seleção Brasileira Sênior na categoria ligeiro

Judoca da Associação Nagai ficou em segundo na Seletiva Nacional – Projeto Paris 2024 e será enviado pela CBJ para competições internacionais em 2022


A coroação de um ano mágico. Assim pode ser definida a classificação de Ryan Conceição (60kg/Associação Nagai) para a seleção brasileira de judô. O jovem de apenas 19 anos amontoou ouros em sua prateleira em 2021: campeão do Carioca no Sub 21 e no Sênior, campeão do Estadual no Sub 21 – e bronze no Sênior -, campeão do Torneio Encerramento Sub 21 e Sênior, campeão Brasileiro Sub 21 e, agora, segundo colocado na Seletiva Nacional – Projeto Paris 2024. Com o desempenho na competição disputada nesta sexta, 17/12, em Pindamonhangaba (SP), ele garante a vaga entre os judocas que a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) enviará para as competições internacionais em 2022 e terá a chance de buscar pontos no ranking mundial e, consequentemente, entrar na briga pela vaga nos Jogos Olímpicos Paris 2024.

“É muito importante pra mim. Tenho esse sonho já faz tempo, mas não é um sonho só meu. É meu, da minha sensei, dos meus amigos. Cheguei aqui um pouquinho desacreditado, não que eu não achasse que era capaz, mas é que tudo está acontecendo tão rápido! É tudo fruto do que minha sensei sonhou pra mim. Mesmo sendo de uma equipe pequena, a gente está sempre lá treinando, sempre dando o meu máximo. Acho que hoje eu dei muito orgulho pra minha sensei, pra minha família e pros meus amigos. Quero muito inspirar os outros judocas da minha equipe para que eles vejam que é possível”, disse o judoca do projeto social da sensei Silvana Nagai, no Complexo do Alemão, um dos maiores conglomerados de favelas do Brasil.

Ryan começou com vitória sobre Bruno Watanabe (MG) por ippon e depois, na semifinal da chave, derrotou Allan Kuwabara por waza-ari, garantindo a vaga na poule. Na fase de todos contra todos, vitória por waza-ari sobre Felipe Santos (MG) e por ippon sobre Matheus Takaki (DF), o que já garantia a classificação porque Kuwabara também havia vencido as suas duas lutas. Na decisão da primeira colocação, o jovem Ryan acabou derrotado pelo experiente Allan, medalhista em Mundial Júnior de 2011 e com dois ciclos olímpicos já orbitando a seleção. Um grande desempenho do judoca de 19 anos.

“A gente acredita que esse seja o processo mais justo, democrático e que, apesar de ser em apenas um dia, é como acontece num Mundial, numa Olimpíada”, resume o gerente de Alto Rendimento da CBJ, Ney Wilson Pereira.

Na seleção, Ryan vai se juntar a Yasmim Lima (52kg/Instituto Reação), Thayane Lemos (57kg/Instituto Reação), Tamires Crude (63kg/Instituto Reação) e Luana de Carvalho (70kg/Umbra-Vasco) que também passaram pela Seletiva e a Rafaela Silva (57kg/Flamengo), medalhista olímpica na Rio 2016 e, por isso, dispensada da disputa do processo.

Na Seletiva masculina, o segundo melhor desempenho dentre os atletas do Time Judô Rio foi de Pedro Medeiros (73kg/Umbra-Vasco). Ele venceu Gustavo Siqueira (MG) por ippon na primeira luta da chave. Na sequência, derrotou Igor Silva (RS) por ippon e fechou a participação na primeira fase com a terceira vitória, outro ippon, sobre Gabriel Lira (73kg/Instituto Reação). Gabriel que já havia passado por Jonas Ribeiro (SP) e Paulo Cruz (BA), acabou caindo na repescagem para David Lima (RS) e ficou fora da poule. Na fase de todos contra todos, Pedro não conseguiu repetir o grande desempenho na chave e acabou derrotado por David Lima (RS), Jeferson Santos Jr (SP) e Júlio Koda Filho (MG).

Além dos três, a FJERJ também foi representada por Matheus Pereira (66kg/Instituto Reação), Talles Leandro (66kg/Instituto Reação), Cauan Mendes (66kg/Flamengo), Lucas Silva (73kg/Flamengo), Renan Furtado (81kg/Instituto Reação), Kauan dos Santos (81kg/Flamengo), Cleyanderson da Silva (90kg/Jequiá IC), Gustavo Assis (90kg/Instituto Reação), Yuri Gomes (100kg/JC Leonardo Lara), Daniel Nazaré (100kg/Flamengo), Yuri Santos (+100kg/Umbra-Vasco), Ruan Silva (+100kg/Instituto Reação) e Arthur Barboza (+100kg/Instituto Reação), que não conseguiram avançar na primeira fase.

Dois atletas por categoria foram apurados na Seletiva, que reuniu 104 atletas de 42 clubes em um dia inteiro de disputas. “O nível de competitividade foi bem elevado em algumas categorias. Em poucas o campeão teve três vitórias na poule. É um aspecto que tem que ser considerado, um parâmetro importante que, quando se junta os quatro melhores na poule, a disputa é muito parelha. É claro, é o início de um trabalho e eu acredito que, em setembro, estaremos em outro patamar”, comentou Kiko Pereira, o novo técnico da seleção masculina de judô.

SELEÇÃO BRASILEIRA DE JUDÔ – EQUIPE MASCULINA 2022

LIGEIRO 60KG 
Allan Kuwabara (ECPinheiros/FPJUDO/SP)
Ryan Conceição (Ass. Nagai de Judô/FJERJ/RJ)

MEIO-LEVE 66KG
Daniel Cargnin (Sogipa/FGJ/RS)
Willian Lima (ECPinheiros/FPJUDO/SP)
Eric Takabatake (ECPinheiros/FPJUDO/SP)

LEVE 73KG
Júlio Koda Filho (Minas Tênis Clube/FMJ/MG)
Jeferson Santos Jr (Projeto Olhar Futuro/FPJUDO/SP)

MEIO-MÉDIO 81KG
Guilherme Schimidt (Minas Tênis Clube/FMJ/MG)
Vinícius Panini (ECPinheiros/FPJUDO/SP)

MÉDIO 90KG 
Rafael Macedo (Sogipa/FGJ/RS)
Marcelo Gomes (Sogipa/FGJ/RS)

MEIO-PESADO 100KG 
Rafael Buzacarini (ECPinheiros/FPJUDO/SP)
William Souza Jr (Academia Espaço Marques Guiness/FEMEJU/DF)

PESADO +100KG
Rafael Silva (ECPinheiros/FPJUDO/SP)
Juscelino Nascimento Jr (Minas Tênis Clube/FMJ/MG)

Deixe uma resposta