Yasmim Lima, Thayane Lemos, Tamires Crude e Luana de Carvalho garantem vaga na Seleção Brasileira

Atletas passaram pela Seletiva e se juntam à Rafaela Silva como representantes do Time Judô Rio na equipe permanente até o fim de 2022, primeiro passo para conquistar a vaga nos Jogos Olímpicos Paris 2024

O Time Judô Rio terá cinco representantes na Seleção Brasileira Feminina de Judô. Nesta quarta-feira, 15/12, Yasmim Lima (52kg/Instituto Reação), Thayane Lemos (57kg/Instituto Reação), Tamires Crude (63kg/Instituto Reação) e Luana de Carvalho (70kg/Umbra-Vasco) ficaram entre as duas melhores da Seletiva Olímpica em suas categorias e se juntam a Rafaela Silva (57kg/Flamengo) entre as judocas que a Confederação Brasileira de Judô enviará para as competições internacionais em 2022. Elas terão a chance de buscar pontos no ranking mundial e, consequentemente, entrar na briga pela vaga nos Jogos Olímpicos Paris 2024.

Yasmim Lima venceu Isadora Abreu (RS), Gabriela Conceição (MG) e Maria Taba (MG) na fase classificatória. Já na poule, voltou a vencer Taba e Conceição e perdeu para Jaqueline Nascimento (MG), garantindo a primeira colocação na categoria.

Thayane Lemos começou a classificatória outra representante do Judô Rio, a também jovem promessa Beatriz Comanche (57kg/Umbra-Vasco). Depois passou por Amanda Culato (SP), mas acabou perdendo na final da chave para Jéssica Lima (RS) e teve que passar por Vitória Andrade (SP) para se garantir na poule. Na segunda fase, venceu Jéssica Pereira (57kg/Instituto Reação), Culato pela segunda vez no dia e na decisão da poule, acabou derrotada por Jéssica Lima novamente, ficando com a segunda vaga. Jéssica Pereira ainda venceu Amanda, mas acabou em terceiro na poule.

Em nova categoria para o ciclo Paris 2024, Tamires manteve o desempenho. Na chave inicial, bateu Mariana Silva (MG) e foi derrotada por Gabriella Moraes (MG), precisando vencer Kaillany Cardoso (MG) para se garantir na fase final. Na poule, nova vitória sobre Mariana e revanche sobre Gabriella. Na decisão, acabou derrotada por Aléxia Castilhos, ficando com a segunda vaga.

A jovem Luana, de apenas 19 anos, fez uma grande campanha. Iniciou a caminhada na chave vencendo Giovana Galkowski (SP) e, na sequência, sobre a experiente Maria Portela, de 33 anos, que disputou os últimos 3 Jogos Olímpicos. O desempenho garantiu a talentosa judoca na poule em que bateu outras atletas bem mais experientes como Érika Ferreira (CE) e Ellen Santana (SP), que rodou o Circuito Mundial nos últimos dois anos. Com a derrota para Portela, Luana acabou ficando na segunda posição e se garantiu na seleção.

Eduarda Francisco (48kg/Instituto Reação) e Gabrielle Ferreira (78kg/Instituto Reação) também chegaram nas poules, mas não conseguiram a classificação. Rafaela Batista (48kg/Instituto Santa Cruz), Laura Soken (48kg/Flamengo), Thayna Lemos (52kg/Instituto Reação), Maria Eduarda Diniz (63kg/Flamengo) e Eliza Ramos (78kg/Flamengo) também representaram o Time Judô Rio na Seletiva Nacional Projeto Paris 2024 – I Etapa, mas pararam na primeira fase.

Depois de um longo dia de competição, que começou às 8 da manhã e terminou por volta das 19h, o resultado final trouxe uma grande renovação para o time brasileiro, que contará com oito estreantes. Uma nova Seletiva será realizada em setembro de 2022 para, novamente, formar o grupo de atletas que rodarão o circuito no restante do ciclo.  

SELEÇÃO BRASILEIRA DE JUDÔ 2022 – FEMININA

Ligeiro 48kg
Amanda Lima (Minas Tênis Clube/FMJ/MG)
Natasha Ferreira (Sociedade Morgenau/FPRJ/PR)

Meio-Leve 52kg
Yasmim Lima (Instituto Reação/FJERJ)
Maria Taba (Minas Tênis Clube/FMJ/MG)

Leve 57kg
Rafaela Silva (CRFlamengo/FJERJ/RJ)
Jéssica Lima (Sogipa/FGJ/RS)
Thayane Lemos (Instituto Reação/FJERJ/RJ)

Meio-Médio 63kg
Ketleyn Quadros (Sogipa/FGJ/RS)
Aléxia Castilhos (Sogipa/FGJ/RS)
Tamires Crude (Instituto Reação/FJERJ/RJ)

Médio 70kg
Maria Portela (Sogipa/FGJ/RS)
Luana Carvalho (Umbra-Vasco/FJERJ/RJ)

Meio-Pesado 78kg
Mayra Aguiar (Sogipa/FGJ/RS)
Beatriz Freitas (Esporte Clube Pinheiros/FPJUDO/SP)
Nathalia Parisoto (Grêmio Náutico União/FGJ/RS)

Pesado +78kg
Maria Suelen Altheman (ECPinheiros/FPJ/SP)
Beatriz Souza (ECPinheiros/FPJ/SP)
Camila Yamakawa (Clube Sakurá de Judô/FJMS/MS)

Deixe uma resposta