André Humberto, do Reação, é campeão e Time Judô Rio fatura 3 medalhas no Open de Medellin

Ryan Conceição (60Kg) e Antônio Medeiros (81Kg), também do Instituto, ficaram com a prata



O judô brasileiro brilhou no Open Pan-americano de Medellin que aconteceu nesse final de semana. Com seis ouros e duas pratas, o Brasil terminou em primeiro lugar geral no evento que distribui pontos para o ranking continental classificatório para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.

E os atletas do Instituto Reação e representantes do Time Judô Rio contribuíram com a grande participação do Brasil. O grande destaque entre os filiados à FJERJ foi André Humberto (100kg), campeão em sua categoria. Ryan Conceição (60kg) e Antônio Neto (81kg) também fizeram grandes campanhas e foram derrotados apenas na final, acabando com a prata. Gabriel Santos (+100kg) ficou em sétimo lugar e Eduarda Francisco (48kg) foi derrotada na primeira rodada. O técnico André Silva, também do Instituto Reação, foi o responsável pela delegação.

O primeiro a garantir um lugar no pódio foi Ryan Conceição. Ele Lucas Fernandez, do Chile, Jeronimo Pino Baldin, da Colômbia, e Arath Juarez, do México. Mas na decisão acabou sendo derrotado pelo colombiano Johan Rojas.

Já no domingo, Antônio Medeiros Neto (81kg) passou por Alexis Ayarza, do Panamá, Albis Matos, da República Dominicana, Nicholas Delpopolo, dos Estados Unidos, e Adrian Gandia, de Porto Rico. Na decisão, não conseguiu superar o compatriota Henrique Bothomé.

André Humberto (100kg) precisou fazer apenas duas lutas para conquistar a medalha de ouro. Ele venceu o venezuelano Antônio Rengel na primeira fase e, na final, derrotou o chileno Rafael Romo.

A participação dos judocas foi importante para seguirem disputando importantes competições internacionais como foi em 2022. André Humberto participou de duas etapas do Grand Slam (Abu Dhabi e Tbilisi) e uma do Grand Prix (Zagreb), enquanto Ryan Conceição, em 3 etapas do Grand Slam (Tel Aviv, Antalya e Tbilisi), além do Campeonato Mundial Sub-21. Por falar em Mundial, Gabriel Santos conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial Sub-18, que também teve a presença de Antônio Medeiros.

SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO SANTIAGO 2023

09 primeiros colocados no ranking pan-americano para cada categoria de peso.

01 vaga para cada categoria de peso atribuída diretamente ao país anfitrião.

01 vaga para cada categoria de peso atribuída diretamente aos medalhistas de ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior Cali 2021.

Máximo um representante por país em cada categoria de peso entre os atletas classificados conforme ponto 1 e ponto 2.

A pontuação será do atleta e não dará vaga ao país (no caso de não competir).

Serão consideradas no máximo as 04 (quatro) melhores pontuações obtidas entre os eventos classificatórios.

Eventos Classificatórios: Campeonato Pan-Americano de Judô (500 pontos) e Open Pan-Americano de Judô (200 pontos) A Confederação Pan-Americana de Judô ainda não publicou o ranking atualizado com as pontuações mais recentes.

Deixe uma resposta