Amor pelos tatames e quimonos invade o Intercolegial neste sábado
Competição vai reunir alunos-atletas de várias cidades do Estado na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra
O judô vai dominar o Intercolegial no próximo sábado, 14, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra. Alunos-atletas de várias cidades do Estado irão disputar a mais tradicional competição estudantil do Rio de Janeiro. Uma delas é Lorenna Esteves, aluno do oitavo ano do Colégio Riscos e Rabiscos de Petrópolis, sul do Estado. A história da faixa- roxa com o judô começou aos seis anos, por influência do pai e treinador Claudinei Esteves, faixa-preta na modalidade. Hoje, aos 13, já federada e com resultados expressivos em competições nacionais, como o sétimo lugar no Brasileiro de 2018, as medalhas de prata do Brasileiro regional deste ano, realizado na Bahia, e na XV Copa Rio Internacional de Judô, Lorenna está feliz por poder representar sua escola no próximo sábado.
“O Intercolegial pode produzir experiências de vitórias e derrotas, e, um judoca só vai pra frente quando aprende a perder e se superar”, disse Lorenna.
Assim como ela, o aluno Rodrigo Corrêa, do terceiro ano do ensino médio do colégio CEL, na unidade Norte Shopping, é fã da judoca Rafaela Silva. O faixa-marrom de 17 anos pratica judô desde os dois anos de idade e vai competir no Intercolegial pela primeira vez, assim como Lorenna.
Em 2014, por motivos de trabalho dos pais, a família de Rodrigo teve que se mudar para Cingapura e dessa forma o jovem teve que parar de treinar durante dois anos, pois no novo país não tinha fácil acesso às academias.
“Foi uma época bem difícil, mas quando voltamos para o Brasil retomei minha paixão”, contou o jovem que também dá aulas em um projeto como voluntário para crianças e adolescentes, na região do Méier. “Tento mostrar como o judô é importante para contornar os obstáculos da vida e também ajudarmos o próximo”, concluiu.
O Intercolegial é apresentado pelo Sesc e uma realização do GLOBO. A Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro organiza o torneio de judô da competição estudantil.
Texto baseado na matéria original de Denise Roque, para o jornal O Globo, disponível em: https://oglobo.globo.com/esportes/amor-pelos-tatames-quimonos-invade-intercolegial-23932981