Yuri Gomes fatura prata no Brasileiro Sênior e garante vaga na Seletiva Olímpica
Meio-pesado do Judô Clube Leonardo Lara foi o único da seleção estadual a subir ao pódio na competição disputada nesta sexta, 26, em Pindamonhangaba
O Time Judô Rio garantiu mais uma medalha em Brasileiro Sênior disputado nesta sexta, 26, em Pindamonhangaba. Depois de grande campanha no feminino, nesta sexta, 26, foi a vez de Yuri Gomes (100kg/JC Leonardo Lara) levar a FJERJ ao pódio com a prata. Para chegar ao pódio, ele venceu Lucas Leandro (SE), Alexsander Souza (SP) e Victor Sedrez (PR), mas na decisão parou diante William Souza Jr, do Distrito Federal.
“Foi uma campanha cansativa, lutas difíceis com atletas bem duros. Acho que o meu ponto forte foi a estratégia: Fiz o jogo correto com cada um até a final , sem se afobar e mais importante sem errar. Infelizmente não fiz uma boa final, mas a classificação para seletiva veio e é nela que eu vou focar agora”, disse o meio-pesado, lembrando que todos os medalhistas do Brasileiro Sênior se classificam automaticamente para uma disputa na seleção brasileira.
A Seletiva Nacional – Projeto Paris 2024, que acontecerá na mesma estrutura dos Brasileiros e definirá a formação da seleção brasileira principal para rodar o Circuito Mundial em 2022. A competição feminina será no dia 15 e a masculina no dia 17 de dezembro, fechando o calendário nacional CBJ.
O Time Judô Rio teve ainda os 5º lugares de Lucas Silva (73kg/Flamengo) e Matheus Roque (+100kg/Instituto Reação), além das 7ª colocações de Fellipe de Almeida (60kg/Instituto Reação) e Renan Furtado (81kg/Instituto Reação). A FJERJ foi representada ainda por Thiago Cruz (66kg/Instituto Reação) e Gustavo Assis (90kg/ Instituto Reação).
Brasileiro Sênior Masculino – O Rio Grande do Sul liderou o quadro de medalhas graças aos três ouros conquistados por Gabriel Genro (66kg), David Lima (73kg) e Marcelo Gomes (90kg), além do bronze de João Pedro Macedo (81kg). Minas Gerais ficou em segundo, seguido por São Paulo, Distrito Federal e Alagoas, todos com um ouro cada conquistados por Juscelino Nascimento Jr (+100kg), Vinícius Panini (81kg), Wiliam Souza Jr (100kg) e José Lima (60kg), respectivamente.
A etapa masculina encerrou a série de quatro etapas de Campeonato Brasileiro (Sub-21 e Sênior), que marcaram o retorno das competições nacionais organizadas pela Confederação Brasileira de Judô após o período de paralisação do calendário durante a pandemia de covid-19.
Todas as etapas foram realizadas sob rígido protocolo de prevenção, com testagens de todos os participantes na estrutura em formato “bolha” implementada pela CBJ nas dependências do Hotel Colonial Plaza, onde foi instalada a arena temporária para receber todas as lutas.