Gabriel Falcão conquista a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Junior Cali 2021

Atleta do Instituto Reação do 73kg conquista vaga para os Jogos Pan-Americanos 2023 de Santiago. Matheus Pereira (66kg/Instituto Reação) leva o bronze. Luana Carvalho (70kg/Umbra-Vasco) e Eliza Ramos (78kg/Flamengo) lutam neste sábado, 27

O primeiro dia de competições do judô nos Jogos Pan-Americanos Junior Cali 2021, realizado ontem, sexta-feira (26), na Colômbia, já trouxe glórias para o Time Judô Rio. Gabriel Falcão, atleta do Instituto Reação, conquistou a medalha de ouro da categoria até 73kg. E não parou por aí: Matheus Pereira (66kg), também do Instituto Reação, conquistou a medalha de bronze.

Neste sábado, 27, duas representantes da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro entram em ação nos tatames colombianos: Luana Carvalho (70kg/Umbra-Vasco), atual medalhista mundial Junior e campeã brasileira da sua categoria, estreia na competição contra a argentina Victoria Agostina, nas quartas de final. Já Eliza Ramos (78kg/Flamengo), também medalhista mundial Junior, encara a paraguaia María Rosa Britez, em duelo válido pelas quartas de final do seu peso.

Três vitórias para Gabriel Falcão e vaga garantida para Santiago 2023

Para chegar no lugar mais alto do pódio, Gabriel precisou vencer o paraguaio Emilio Nicolas Amarilla nas quartas de final e o americano Nicholas Rodriguez nas semifinais. Na grande decisão, o brasileiro venceu o dominicano Antonio Pablo Tornal, conquistando uma vaga direta para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, que irão acontecer em 2023.

“Agora é página virada. Começar os treinos para Santiago 2023”, limitou-se a dizer Falcão.

Já o caminho de Matheus Pereira foi mais complicado: após derrotar o paraguaio Saul Gonzalo nas quartas de final, o judoca foi derrotado nas semifinais pelo venezuelano Willis Alberto. Na disputa pela medalha de bronze, Matheus levou a melhor sobre o mexicano Robin Sergio, garantindo a sua medalha nos Jogos.

Quem não teve a mesma sorte foi Thayane Lemos (57kg/Instituto Reação): após vencer suas duas primeiras lutas, contra a colombiana Nikol Andrea e a mexicana Paulina Guarnica, Thayane foi derrotada nas semifinais pela peruana Kiara Ivonne. Depois, acabou ficando fora do pódio ao perder a disputa da medalha de bronze para a cubana Thailien Castillo, encerrando sua participação no evento na 5ª colocação geral.

Duas brasileiras também subiram ao pódio em Cali: Aléxia Nascimento (48kg), levou a medalha de ouro ao derrotar a venezuelana Maria Gabriela Gimenez na grande final. Já Nauana Silva (63kg) conquistou a medalha de bronze ao derrotar a cubana Nahiara Williams.

O segundo dia de competições do judô começa neste sábado a partir das 11h (horário de Brasília). Serão realizadas as disputas por medalhas das categorias 70kg, 78kg, +78kg, 81kg, 90kg, 100kg e acima de 100kg.

Para os amantes do esporte, é possível acompanhar as lutas através de dois links: pelo canal do Comitê Olímpico Brasileiro (canalolimpicodobrasil.com.br) ou através do site da PanAm Sports, companhia que realiza os Jogos de forma exclusiva para classe junior pela primeira vez (http://www.panamsportschannel.org/cali-2021).

Deixe uma resposta