UFRJ volta a receber estudos e prática dos kata em seu Ginásio de Lutas
Atividade, que estava parada desde 2020, será quinzenal, sob comando dos professores kodanshas Rubens Machado da Silva e Alexandre Xavier
As atividades de estudos e prática dos kata do judô no Ginásio de Lutas da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) finalmente estão de volta. A ação de retomada foi realizada no último sábado, 19, com a presença dos professores Rubens Machado da Silva, Paulo Vicente da Silva, Alexandre Xavier e Marco Aurelio da Gama e Silva, representando a Comissão Estadual de Graus (CEG) da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ).
A rotina de treinamentos dos kata estava interrompida desde janeiro de 2020 por causa das medidas de distanciamento social, implantadas como forma de evitar a contaminação por Covid 19, que vitimou mais de 600 mil brasileiros, e superar a pandemia. Nessa nova fase, os treinamentos serão feitos no Fundão aos sábados, de quinze em quinze dias, sob a responsabilidade dos professores kodanshas Rubens Machado da Silva e Alexandre Xavier, além dos demais membros natos da CEG.
A FJERJ teve autorização para a realização das atividades tanto do Vice-diretor da EEFD, Professor Doutor Alexandre Alma, quanto pelo Chefe do Departamento de Lutas da Unidade Acadêmica.
“Fazemos votos que os encontros a partir deste retorno ao Fundão contribuam para o desenvolvimento do judô em nosso Estado, principalmente no tocante aos estudos dos kata do judô. Os interessados devem manter contato para recebimento da confirmação do próximo encontro no Ginásio de Lutas”, disse o professor Marco Aurélio Gama.