Trio formado por Rafaela Silva, Jéssica Pereira e David Moura representa Time Judô Rio no World Masters de Guangzhou
Após disputa do Grand Slam de Osaka e treinos no Instituto Kodokan, atletas que representam a FJERJ vão defender o Brasil na competição que reúne 16 melhores do mundo em cada categoria de peso
O tour da seleção brasileira de judô pela Ásia chega ao fim no próximo fim de semana, dias 15 e 16 de dezembro, com a disputa do World Masters, na cidade chinesa de Guangzhou. Na disputa pelas cores do país, vão estar três representantes do Timo Judô Rio: David Moura (+100kg), Jéssica Pereira (52kg) e Rafaela Silva (57kg).
A competição, marcada para sábado e domingo, reúne somente os 16 melhores atletas do mundo em cada categoria segundo o ranking internacional da FIJ. Os campeões de cada categoria leva, além da medalha dourada, mais 1.800 pontos no ranking.
É o fim de um caminho que começou no mês de novembro, primeiro com o Grand Slam de Osaka, no Japão, e depois com uma sessão de treinos no Instituto Kodokan, local lendário do judô mundial, em Tóquio.
David Moura, um dos atletas que representam a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, foi um dos medalhistas da edição passada, onde terminou com a prata.
Além dos atletas do Timo Judô Rio, a seleção brasileira vai ser representada também por Maria Portela (70kg), Beatriz Souza (+78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg), no feminino, e por Eric Takabatake (60kg), Phelipe Pelim (60kg), Charles Chibana (66kg), Daniel Cargnin (66kg), Eduardo Yudy (81kg) e Rafael Silva ‘Baby’ (+100kg).
O Brasil, aliás, é um dos oito países com ao menos uma dezena de atletas inscritos na competição – são, ao todo, 12. Rússia e Japão, com 19, são as recordistas. China e Mongólia, respectivamente com 14 e 13 atletas, também contam com delegações grandes. Atrás do Brasil, Israel e França contam com 11 nomes, enquanto a Holanda tem dez.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (14)
Sorteio das chaves
Sábado (15)
Jéssica Pereira (52kg), Rafaela Silva (57kg), Eric Takabatake (60kg), Phelipe Pelim (60kg), Charles Chibana (66kg) e Daniel Cargnin (66kg).
Domingo (16)
Maria Portela (70kg), Beatriz Souza (+78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Eduardo Yudy (81kg), David Moura (+100kg) e Rafael Silva “Baby” (+100kg).
Horários
00h – Preliminares
7h – Bloco Final
Horário de Brasília