Time Judô Rio vence no masculino e é vice-campeão geral e por equipes nos Jogos da Juventude
Equipe que brilhou em João Pessoa (PB) foi selecionada por meio da parceria entre a FJERJ e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer
por Diano Massarani
De 14 a 16 de novembro, o Time Judô Rio viveu uma brilhante jornada em João Pessoa (PB) e venceu os Jogos da Juventude de 2024 na categoria masculina, além de se sagrar vice-campeão geral no individual e por equipes. O Time Judô Rio foi à capital da Paraíba com 16 estudantes-atletas de 5 agremiações afiliadas à Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) e nas disputas individuais ganhou 11 medalhas, sendo 3 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze.
Treinador do Time Judô Rio nos Jogos da Juventude, André Amorelli, da Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama, possui vasta experiência em eventos de Judô relacionados a instituições de Educação, tendo, somente neste ano, participado da comissão técnica nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e chefiado a delegação nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs):
“Os Jogos da Juventude são um evento multiesportivo com um formato único de competição, que remete muito aos Jogos Olímpicos, trazendo para os jovens judocas uma vivência importantíssima. Esse ambiente motiva qualquer atleta e a nossa delegação chegou muito bem preparada, com inúmeros integrantes da Seleção Brasileira nos estágios Internacionais e no Campeonato Mundial da classe Sub-18. Foram 3 dias de competições com um nível altíssimo e o resultado individual, onde o Rio de Janeiro conquistou o primeiro lugar no masculino, trouxe muita confiança para as disputas por equipes. O trabalho de base do Rio tem sido feito com brilhantismo e isso se refletiu em mais um grande resultado nesta edição dos Jogos da Juventude”.
Quem também fez parte da comissão técnica do Time Judô Rio tanto nos JEBs quanto nos Jogos da Juventude foi Carolina Pereira, do Judô Comunitário Instituto Reação, que comentou sobre a importância para jovens judocas de participar de eventos da magnitude do sediado por João Pessoa:
“Competir em eventos de grande magnitude como os Jogos da Juventude é fundamental para judocas que desejam se tornar atletas de alto rendimento. Vários atletas que fazem parte da seleção brasileira hoje e que já foram às Olimpíadas também participaram dos Jogos. É uma competição muito forte no cenário nacional e uma excelente experiência para avaliar o desempenho dos atletas. E por ser uma competição diferente das demais no calendário, os Jogos da Juventude acabam se tornando uma experiência única, contribuindo muito para a evolução e o desenvolvimento dos atletas”.
A edição de 2024 dos Jogos da Juventude ocorre de 13 a 28 de novembro, recebendo 4.208 estudantes-atletas para competir em 18 modalidades, com 390 inscritos no Judô. Cabe ressaltar que o Time Judô Rio que brilhou em João Pessoa foi formado por meio da parceria entre a FJERJ e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ). As disputas de Judô no JERJ contaram com toda a reconhecida estrutura de competição elaborada pelos oficiais técnicos e gestores de eventos da Federação. Inclusive, uma das etapas do JERJ foi realizada em conjunto com o Circuito Estadual da Federação, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.
Os representates do Judô Rio, com suas respectivas agremiação, escola e categoria, foram:
Ouro: Emmanuel Joaquim (Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama / Escola Técnica Virginia Patrick / 73kg), Ruan Vasconcelos (Clube de Regatas do Flamengo / Colégio Gau / 81kg) e Thiago Gabriel (Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama / Colégio Recriando / +90kg).
Prata: Victor Silva (Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama / Escola Técnica Virginia Patrick / 55kg), João Brandão (Botafogo Judô / Colégio Santa Mônica Taquara / 66kg), Laryssa Fonseca (Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama / Colégio Darwin Gama / 63kg), Maria Hottis (Clube de Regatas do Flamengo / Colégio Pedro II São Cristóvão / 70kg) e Agatha Paixão (Judô Comunitário Instituto Reação / Instituto de Educação Sarah Kubitschek / +70kg).
Bronze: Ana Souza (Judô Comunitário Instituto Reação / Instituto de Tecnologia Ort / 48kg), Camila Teixeira (Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama / Escola Municipal Marechal Canrobert Pereira da Costa / 52kg) e Gelson Ricken (Judô Comunitário Instituto Reação / Santa Mônica Centro Educacional Recreio / 90kg).
5° Lugar: Mel Araújo (Botafogo Judô / Santa Mônica Centro Educacional Recreio / 44kg) e Pietro Santana (Clube de Regatas do Flamengo / Colégio Escola Técnica Triângulo / 60kg).
7° Lugar: Oliver Laport (Judô Comunitário Instituto Reação / Colégio Integrado Pensi Martins / 50kg).
Participação: Lorrayne (Judo Clube Paulino Ribeiro Santos / EM Professor Romeu Menezes dos Santos / 40kg) e Nicolle (Clube de Regatas do Flamengo / CE Clodomiro Vasconcellos / 57kg).