Time Judô Rio vai com 5 representantes ao Grand Slam de Budapeste
Evento vale pontos no ranking classificatório para os Jogos Olímpicos 2024. Com três agremiações afiliadas à FJERJ, o Rio de Janeiro é o Estado com mais clubes representados na delegação brasileira
* por Diano Massarani
Com início nesta sexta-feira, 8 de julho, e término no próximo domingo, 10, Budapeste sediará uma nova etapa do Grand Slam de Judô. Ao todo, o evento receberá 406 competidores, de 61 países e 5 continentes. A delegação brasileira será a terceira maior com 20 judocas, sendo 5 do Time Judô Rio: Yasmim Lima (52kg/Instituto Reação), Rafaela Silva (57kg/Flamengo), Tamires Crude (63kg/Instituto Reação), Luana Carvalho (70kg/Umbra-Vasco) e João Cesarino (+100kg/Instituto Reação). Com três agremiações afiliadas à FJERJ, o Rio de Janeiro é o único Estado com mais de um clube representado na delegação brasileira presente em Budapeste.
Na sexta-feira, 8, Yasmin Lima (52Kg) e Rafaela Silva (57Kg) serão as primeiras atletas do Time Judô Rio a competir na capital húngara, estreando, respectivamente, contra Thuy Nguyen (Vietnã) e Vera Zemanova (República Checa). No sábado, 9, será a vez de Tamires Crude (63Kg) e Luana Carvalho (70Kg) subirem aos tatames. Tamires começa sua jornada diante de Moldir Narynova (Cazaquistão), e Luana, de Enkhchimeg Mgltserendulam (Mongólia). Por fim, no domingo, 10, João Cesarino (+100Kg) vai à luta e terá como primeiro adversário Yongjie Yin (China). Caso avance, Cesarino enfrenta ninguém menos do que o francês multicampeão Teddy Riner. A importância de cada um desses confrontos pode ser ilustrada pelo fato de que o Grand Slam de Budapeste vale pontos no ranking classificatório para os Jogos Olímpicos Paris 2024.
Na sexta-feira e no sábado, os combates preliminares terão início às 5h e as finais, às 12h. Já no domingo, as preliminares começam às 6h e as disputas por medalhas, às 12h. Todos os horários são de Brasília.