Time Judô Rio vai ao Mundial Sub-21 representado por 7 atletas e 5 agremiações

Rio de Janeiro é o Estado mais presente na delegação brasileira em Guayaquil, tanto no número de judocas, quanto de clubes. Evento ocorre de 10 a 14 de agosto

* por Diano Massarani

De 10 a 14 de agosto, Guayaquil sediará o Campeonato Mundial Júnior, a principal competição para judocas até 21 anos. Ao todo, o evento receberá 373 atletas de 63 países e 5 continentes, sendo a delegação brasileira a sexta mais numerosa, com 16 integrantes, dentre os quais nada menos do que 7 representantes do Time Judô Rio: Rafaela Batista (48kg/Instituto Santa Cruz), Luana Carvalho (70kg/Umbra-Vasco), Eliza Ramos (78kg/Flamengo), Ryan Conceição (60kg/Associação Nagai), Matheus Pereira (66kg/Instituto Reação), Gabriel Falcão (73kg/Instituto Reação) e Kauan Jorge dos Santos (81kg/Flamengo). Vale destacar que além de ser o Estado com maior número de judocas na delegação brasileira, o Rio de Janeiro é o que possui o maior número de agremiações representadas, com cinco.

Atual número 1 do ranking mundial Sub-21 na categoria Leve, Gabriel Falcão sabe das dificuldades que terá pela frente, mas chega com a confiança em dia: “Estar classificado para um campeonato mundial e ainda na liderança do ranking demonstra que todo esforço está valendo. Mas essa competição tem uma magia diferente e todos ali vão estar prontos para usar força total. Por isso, é pé no chão e foco no objetivo. Sei que muitos estão estudando o meu jogo, mas não fico pressionado. Estou preparado para representar o Brasil. Que seja um dia abençoado e que venha a medalha”.

Entre as mulheres, as três representantes do Time Judô Rio conquistaram a medalha bronze na edição passada do Mundial Júnior, em 2021. Uma delas foi Luana Carvalho, na categoria Médio, que chegará a Guayaquil mais preparada técnica e fisicamente, além de mais experiente: “Ano passado tive a oportunidade de conquistar uma medalha no Mundial Júnior e, desde então, tenho trabalhado duro para representar o Brasil ainda melhor. Este ano de 2022 tem sido muito positivo. Ganhei muita experiência lutando pela Seleção Brasileira Principal e me preparei muito para buscar mais um grande resultado”.

Na quarta-feira, 10, os primeiros representantes do Time Judô Rio a irem à luta serão Rafaela Batista (48kg), que estreia contra a vencedora de Yasmine Hadi (Argélia) e Merve Azak (Turquia), e Ryan Conceição (60kg) e Matheus Pereira (66kg), que enfrentam, respectivamente, Brayan Rivera (Equador) e Radu Izvoreanu (Moldávia). Na quinta, 11, Gabriel Falcão (73Kg) começa sua jornada diante de Jack Yonezuka (Estados Unidos). Já na sexta, 12, será a vez de Luana Carvalho (70kg) e Kauan Jorge dos Santos (81kg). Luana encara a vencedora de Brae Booth (Canadá) e Isabella Garriga (Estados Unidos), enquanto Kauan terá pela frente Eljan Hajiyev (Azerbajão). Fechando as competições individuais, no sábado, 13, quem sobe aos tatames é Eliza Ramos (78kg), para duelar com Sin-Yi Yu (Taipé Chinês).

Nos quatro dias de competições individuais, a fase final terá início às 18h de Brasília, assim como no domingo, 14, dia da competição por equipes. O Campeonato Mundial Júnior será transmitido ao vivo pelo site da International Judo Federation.

Deixe uma resposta