Time Judô Rio tem dois atletas convocados para Jogos Parapan-Americanos de Lima

Karla Cardoso (Caixa Escolar do Instituto Benjamin Constant) e Julio Cesar Conceição (Urece Esporte e Cultura) foram chamados para a disputa dos Jogos de Lima, no Peru

O Comitê Paralímpico Brasileiro anunciou na última semana os convocados para a disputa dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. E o judô do Rio de Janeiro está presente na lista e vai tomar os tatames da capital peruana por meio de dois atletas: Karla Cardoso (Caixa Escolar do Instituto Benjamin Constant) e Julio Cesar Conceição (Urece Esporte e Cultura).

A delegação brasileira tem, ao todo, 512 integrantes, dos quais 337 atletas entre atletas-guias, calheiros, goleiros e pilotos, de 17 modalidades. Destes, 13 estão no judô. Desde que os Parapan-Americanos passaram a ser disputados na mesma cidade dos Pan-Americanos, em 2007, o Brasil liderou o quadro de medalhas todas as vezes.

“O Julio chegou para treinar comigo já tem uns 3 anos. Ele veio morar em Belford Roxo e indicaram de vir aqui. Quando ele veio, eu avisei que não tinha experiência para trabalhar com deficiente visual, apesar dos 10 anos de faixa preta. Conforme os treinos foram passando, ele me dava o feedback e a gente ajustava as necessidades. Fluiu bem o Julio pega as coisas muito rapidamente: mesmo sendo deficiente visual total, consegue executar as técnicas perfeitamente”, contou o técnico de Julio na Urece Esporte e Cultura, Ricardo Agnez.

“Só damos o trabalho natural do judô, uchikomi, movimentação, joga-joga. Assim, ganhamos espaço, rodamos o Brasil e ele foi visto. Desde o ano passado, está na seleção e as convocações cada vez mais frequentes. O auge foi o Grand Prix Internacional de Judô para Cegos, em São Paulo, que ele foi campeão ganhando três lutas. A responsabilidade fica maior, então os trabalhos foram aumentando. Sabíamos que a vaga dele chegaria, e agora fomos agraciados com a vaga no Parapan de Lima. É um orgulho enorme dele, vê-lo disputar uma das maiores competições do mundo. E para mim também, porque nem todo mundo consegue colocar um atleta numa competição dessas. Estamos movendo céus e terras aqui, porque estarei junto com ele. Estarei na arquibancada sendo uma força a mais”, comentou.

Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, também falou sobre a convocação geral. “Temos uma grande responsabilidade, que é manter a hegemonia no continente, por isso vamos com nosso melhor time para Lima. Trata-se da primeira edição de Parapan em que pudemos oferecer a estrutura do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, aos atletas brasileiros. A preparação dos nossos atletas e a qualidade dos profissionais envolvidos nesta missão nos dão a certeza de que fizemos tudo certo. Estamos prontos para encher o Brasil de orgulho neste Parapan.”

A delegação paralímpica vai embarcar para Lima entre os dias 17 e 23 de agosto – com os atletas do judô partindo no dia 22. Os Jogos serão realizados entre os dias 23 e 1º de setembro.

Os Jogos Parapan-Americanos são o maior evento do continente. Lima 2019 promete organizar a mais grandiosa edição de todos os tempos, com a participação de aproximadamente 1.890 atletas, de 33 países, em 17 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, parabadminton, parataekwondo, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro esportivo e voleibol sentado.

Deixe uma resposta