Time Judô Rio é campeão no feminino e vice, no masculino no Brasileiro Sênior
Seleção estadual encerrou a participação no campeonato, realizado em Vitória, com o bronze por equipes; equipe termina ano com pódios em todas as competições nacionais
O Time Judô Rio encerrou a participação no Campeonato Brasileiro Sênior neste sábado, 11, com mais uma medalha, o bronze por equipes. Além dessa conquista, a seleção estadual pode comemorar uma participação considerada histórica, sendo campeã no feminino com quatro ouros e nove medalhas, e vice-campeã no masculino com um ouro e três medalhas no total.
“Fechamos com chave de ouro a participação das equipes do Rio de Janeiro a nível nacional. No Sub 13 e Sub 15 tivemos uma excelente colocação. Não fomos tão bem no SUb 18, mas vencemos nos Jogos da Juventude. Vencemos no Sub 21 e, agora, mais um título no Sênior. Tivemos títulos em todas as classes em eventos nacionais esse ano, chegando muito perto do nosso sonho de um dia ser campeão em todas as classes. Esse ano chegamos muito perto e, por isso, ficamos muito satisfeitos”, disse Leonardo Lara, diretor-técnico da FJERJ.
Para lembrar, o Rio de Janeiro foi vice-campeão no feminino e no masculino no Brasileiro Sub-13; foi 6º no masculino e campeão no feminino no Sub-15; quarto no masculino e 10º no feminino no Brasileiro Sub-18; campeão no masculino e por equipes e terceiro no feminino no Sub-21 e, agora, campeão no feminino, vice no masculino e terceiro por equipes no Sênior. Nos Jogos da Juventude, que também é para atletas Sub-18, o Rio de Janeiro foi terceiro tanto no masculino quanto no feminino, mas conquistou o título por equipes.
Brasileiro Sênior Individual
No feminino, o Time Judô Rio teve uma campanha soberba: foram quatro ouros, quatro pratas e um bronze. O número de títulos foi o dobro do segundo colocado, São Paulo, que faturou dois ouros. Os maiores destaques foram Eduarda Francisco (48kg/Instituto Reação), Yasmim Lima (52kg/Instituto Reação), Rafaela Silva (70kg/Flamengo) e Giovanna Santos (+78kg/Flamengo) campeãs em suas categorias. Thayná Lemos (57kg/Instituto Reação), Luana Costa (63kg/Instituto Reação), Gabrielle Ferreira (70kg/Instituto Reação) e Laislane Rocha (78kg/Instituto Reação) faturaram a prata. O bronze foi de Maria Eduarda Diniz (63kg/Flamengo). Isso significa que no meio-médio e no médio, o Rio de Janeiro teve dobradinha no pódio.
“Tínhamos uma equipe mesclada com atletas experientes e jovens que foram muito bem. Conseguimos fechar duas finais, uma no masculino e uma no feminino. E o grande destaque do Rio fica com o time das meninas que fizeram final em todas categorias, foi impressionante! Sempre um prazer representar o nosso Estado”, disse Victor Penalber (Instituto Reação), um dos treinadores da equipe ao lado de André Amorelli (Umbra-Vasco) e Murilo Gouveia (Flamengo).
No masculino, também teve dobradinha. No meio-médio, Gabriel Falcão (81kg/Instituto Reação) e Pedro Medeiros (81kg/Umbra-Vasco) fizeram a final da categoria, com o campeão dos Jogos Pan-americanos levando a melhor. Além disso, o Rio de Janeiro conquistou um bronze com Rodrigo Menezes (90kg/Instituto Reação), um quinto com Arthur Barboza (+100kg/Instituto Reação) e dois sétimos lugares com Leonardo Arruda (73kg/Flamengo) e Arthur Santos (73kg/Flamengo).
Por Equipes
Neste sábado, 11, foi a vez da disputa por equipes. A seleção estadual venceu o time do Distrito Federal por 4 a 1. A campanha do Rio contou com vitória sobre a Bahia (4 a 0) e sobre São Paulo (4 a 1), nas quartas. Mas, na semifinal, os cariocas perderam para Minas (4 a 0).
Confira todos os classificados do Time Judô Rio no Brasileiro Sênior 2023:
Ouro
Eduarda Francisco (48kg)
Yasmim Lima (52kg)
Rafaela Silva (70kg)
Giovanna Santos (+78kg)
Gabriel Falcão (81kg)
Prata
Thayná Lemos (57kg)
Luana Costa (63kg)
Gabrielle Ferreira (70kg)
Laislane Rocha (78kg)
Pedro Medeiros (81kg)
Bronze
Maria Eduarda Diniz (63kg)
Rodrigo Menezes (90kg)
Quinto lugar
Arthur Barboza (+100kg)
Sétimo lugar
Leonardo Arruda (73kg)
Arthur Santos (73kg)