Time Judô Rio convocado para os Jogos da Juventude 2022
Rio de Janeiro estará representado em todas as 16 categorias da competição com judocas de 8 agremiações afiliadas à FJERJ
* por Diano Massarani
De 2 a 17 de setembro, Aracaju (SE) será sede dos Jogos da Juventude 2022, multievento esportivo organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) que anualmente reúne milhares de jovens até 17 anos de todas as unidades federativas do país. O programa da edição de 2022 inclui 16 modalidades esportivas, entre as quais o Judô, que será disputado em 16 categorias de peso, 8 para cada gênero. O Time Judô Rio estará presente em todas as categorias, com os seguintes atletas:
Maria Clara de Oliveira (40Kg/Associação Budokan), Thayssa de Assis (44Kg/Instituto Reação), Débora dos Santos (48Kg/GFTeam), Maria Araújo (52Kg/Jequiá Iate Clube), Victoria Frade (57Kg/Instituto Reação), Maria Clara Avelino (63Kg/Flamengo), Ana Beatriz Moreira (70Kg/Equipe Leonardo Lima), Ana Gabrielle Soares (+70Kg/Instituto Reação), Vinícius Nelo (50Kg/Equipe Ilha), Romário Vieira (55Kg/Umbra-Vasco), Feliphe do Nascimento (60Kg/Umbra-Vasco), Thawã Frade (66Kg/Instituto Reação), Antônio Neto (73Kg/Instituto Reação), Matheus Guimarães (81Kg/Instituto Reação), Jesse James Barbosa (90Kg/Umbra-Vasco) e Gabriel dos Santos (+90Kg/Instituto Reação).
Além de se fazer presente em todas as categorias de peso dos Jogos da Juventude, a nova geração do Time Judô Rio também demonstra seu alto nível de outras formas. Primeiro, por contar com 4 judocas que farão parte da delegação brasileira no Campeonato Mundial Sub-18, que ocorrerá em Sarajevo (Bósnia e Herzegovina), de 24 a 28 de agosto: Ana Soares (+70kg), Matheus Guimarães (81kg), Jesse James Barbosa (90kg) e Gabriel dos Santos (+90kg). Além disso, por ter quatro atletas ocupando a primeira posição no ranking nacional Sub-18. São eles: Maria Clara de Oliveira (40Kg), Thayssa de Assis (44Kg), Matheus Guimarães (81Kg) e Jesse James Barbosa (90Kg). Por fim, vale destacar ainda que nada menos do que 8 agremiações afiliadas à FJERJ estarão representadas em Aracaju, fato que evidencia a divisão de forças que caracteriza o Judô no Rio de Janeiro.