Time Judô Rio brilha e conquista os Campeonatos Brasileiros Sub-13 e Sub-15
Fim de semana inesquecível no Paraná terminou com 26 medalhas, sendo 10 de ouro, os títulos masculinos em ambas as classes e o feminino no Sub-13
* por Diano Massarani
Um fim de semana inesquecível. Assim pode ser definida a jornada da nova geração do Judô Rio no Ginásio do Tarumã, em Curitiba (PR), nos dias 31 de agosto e 1 de setembro. O motivo, ou melhor, os motivos foram as conquistas dos Campeonatos Brasileiros Sub-13 e Sub-15, as principais competições nacionais para estas classes no país. Na classificação por gênero, a hegemonia do Judô Rio fica ainda mais evidente, pois a equipe Sub-13 liderou o quadro de medalhas no masculino (2 ouros, 3 pratas e 1 bronze) e no feminino (3 ouros, 1 prata e 1 bronze), enquanto a Sub-15 venceu o masculino (2 ouros, 2 pratas e 4 bronzes) e ficou em 2º lugar no feminino (3 ouros, 3 pratas e 1 bronze). Isto é, em todas as 6 classificações possíveis (geral, masculino e feminino de cada classe), o Time Judô Rio terminou na ponta em 5 e na 2ª colocação na outra.
Diretor Técnico da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ), Leonardo Lara expressou toda a satisfação com os triunfos e exaltou o processo de formação da delegação campeã:
“Ficamos muito felizes com os títulos, pois resultados vitoriosos como esses criam uma projeção muito otimista para o futuro do Judô de alto rendimento no Rio de Janeiro. Mas ficamos mais satisfeitos ainda porque eles evidenciam que o amplo processo seletivo organizado para formar as equipes representantes do Judô Rio foi justo. Para as classes Sub-13 e Sub-15, promovemos um processo aberto, no qual os professores de todas as agremiações afiliadas à FJERJ puderam inscrever os atletas que julgaram aptos a conseguir uma vaga. Por isso, nossa delegação foi composta por atletas de nada menos do que 20 agremiações da capital e do interior, mostrando também a importância do trabalho desenvolvido dentro de cada academia”.
Veja, abaixo, os atletas do Judô Rio que foram ao pódio, o quadro de medalhas e os resultados individuais:
Campeonato Brasileiro Sub-13
Ouro: Athylla Germano Torres (Leve), Hevellen Vitória Oliveira da Silva (Médio), Isabella Marinato Farias (Leve), Laura Vitoria Ramos dos Santos (Superligeiro) e Pedro Jorge Assis Pinto de Carvalho (Meio-Pesado).
Prata: Bernardo Preissler Lotto (Pesado), Christiano da Silva Fernandes de Lima (Meio-Pesado), Fernanda Luciana da Silva Sena (Meio-Leve) e Levy Cavalcante Rodrigues (Leve).
Bronze: Andre Guilherme da Silva Pedroso (Médio) e Anny Rodrigues Borges (Superpesado)
Campeonato Brasileiro Sub-15
Ouro: Clarisse Rocha Vallim (Pesado), Gabriela Pereira Santos (Médio), João Gabriel Santos Palma (Pesado), Maria Eduarda Souza Maciel (Ligeiro) e Saulo Laport Ferreira (Superligeiro).
Prata: Emanuelly Luciana da Silva Sena (Leve), Gabriel dos Santos Hallais (Ligeiro), Iara Aragão da Silva (Meio-Médio), João Guilherme da Costa Rodrigues (Médio) e Monique Alves Ribeiro da Silva (Meio-Pesado).
Bronze: Enzo de Oliveira Castro de Souza (Superligeiro), Gabrielly da Silva Ramos (Meio-Pesado), Guilherme Garcia (Meio-Pesado), Nathan Domiciano Inocêncio (Pesado) e Pedro de Souza Guadalupe Silveira (Ligeiro).